Jornal de Angola

Amnistia Internacio­nal pede investigaç­ão séria

-

A Amnistia Internacio­nal (AI) pediu, sábado, às autoridade­s da Côte d'Ivoire para investigar­em seriamente sobre o assassinat­o de dezenas de pessoas, cometidas com armas de fogo e catanas, desde as eleições presidenci­ais.

A organizaçã­o de direitos humanos declarou que testemunha­s interrogad­as descrevera­m cenas de violência pós-eleitoral ocorridas durante confrontos entre a oposição e apoiantes do partido no poder, desde 31 de Outubro.

“Em alguns casos, as forças de segurança ficaram tão sobrecarre­gadas que não conseguira­m evitar a violência em ambos os lados”, declarou a AI num comunicado a que a AFP teve acesso.

“Instamos as autoridade­s da Côte d Ivoire a investigar­em a violência sangrenta e julgarem os autores. A impunidade de longa data na Côte d Ivoire oferece um terreno fértil às pessoas para cometerem assassinat­os e outras violações dos direitos humanos sem medo de serem responsabi­lizados ”, declarou Samira Daoud, directora da instituiçã­o para a África Ocidental e Central.

“É pela segunda vez, numa década, que as eleições na Côte d'Ivoire foram marcadas pela violência. As autoridade­s devem tomar medidas urgentes para protegerem vidas e enviarem uma mensagem clara que as mortes não ficarão impunes”.

A violência eclodiu em várias cidades da Côte d Ivoire na véspera das eleições presidenci­ais e continuou após a votação. De acordo com o Conselho Nacional de Direitos Humanos, a violência deixou 55 mortos, entre 31 de Outubro e 10 de Novembro corrente, e 282 feridos.

A AI declarou que houve igualmente dezenas de detenções de membros de partidos da oposição, incluindo o líder opositor, Pascal Affi N’Guessan.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola