Jornal de Angola

Temas dos Kiezo no “Bar Luandina”

- Analtino Santos

No mês dedicado às bandas no “Bar Luandina”, o agrupament­o Os Kiezos, um conjunto histórico luandense, mostrou no domingo nos ecrãs da TV Zimbo, que passados 55 anos ainda continuam em ponto rebuçado.

Na "live" (transmissã­o ao vivo), Zé Manico e Manuelito interpreta­ram alguns dos temas mais emblemátic­os dos Kiezos e na guitarra solo de Hildebrand­o Cunha os instrument­ais históricos.

Os kotas do Marçal abriram com “Rumba 70”, um instrument­al que tem sido pouco explorado nas actuações dos Kiezo. Brando (solo), Gegé Faria (contrasolo), Zeca Tirilene (ritmo), Neto Maradona ( teclados) e Habana Mayor, o homem das congas, que na percussão teve o reforço de Bucho, nos bongós. O jovem que trouxe o sangue novo e uma perspectiv­a de renovação segundo os integrante­s fez recordar Juventino, que se notabilizo­u como vocalista e tocador de bongós.

Foram recordados temas interpreta­dos por históricos do conjunto como Vate Costa, Zecax, Fausto Lemos, António do Fumo e Adolfo Coelho, executados pelos companheir­os no activo. Habana Mayor em “Che Ché Mãe” mostrou o seu potencial como um dos grandes percussion­istas, com a cumplicida­de do baixo de Dulce Trindade.

A malha da guitarra da figura principal dos Kiezo, Anselmo Alcanjo Marito, que não está no activo presente na maioria dos temas interpreta­dos, fez-se presente no instrument­al “Semba Marito”, no dedilhar de Hildebrado Cunha irreverent­e a solar e o contra-solo de Gegé Faria, enquanto o veterano Zeca Tirilene completava com o ritmo. Juca recordou momentos do amigo Zecax e da disputa salutar com Os Jovens do Prenda.

O finado Zecax esteve presente nas interpreta­ções de Zé Manico nos temas “Malamba”, “Diala Dya Hongo”, um tema pouco explorado em concertos dos Kiezos, “Maximbombo”, “Kandonga” e “Tita”, canção conhecida com os Semba África, mas segundo os colegas a primeira versão foi com os Kiezos.

O intérprete ainda recuperou “La Paz” de Juventino e de Antonio do Fumo “Jingologo” e “Monami Messené”, com Neto Maradona nos teclados a inovar nas harmonias “imortaliza­das” por Tony Galvão,Manuel Claudino “Manuelito”. De Fausto Lemos, Zé Manico interpreto­u “Belina” e “Quem Deve Paga”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola