Jornal de Angola

Selecção Nacional faz últimos acertos tácticos

Angola inícia amanhã no Grupo B ao lado de Moçambique, Quénia e Senegal, a corrida para o apuramento ao Afrobasket

- Anaximandr­o Magalhães

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l faz hoje, em regime bi-diário, os últimos acertos técnico-tácticos visando a partida de amanhã, às 20h00, diante de Moçambique, referente à primeira jornada do Grupo B, de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2021, a disputar-se na cidade de Kigali, Rwanda.

De amanhã até 27 do corrente, os comandados de José Neto jogam naquela cidade, a primeira janela FIBA, estando a segunda agendada para Fevereiro do próximo ano.

Quinta-feira, às 14h00, o jogo é frente ao Quénia e a fechar, sexta-feira, às 20h00, o adversário é o Senegal.

Em declaraçõe­s o Petro de Luanda, clube que joga a prova em representa­ção do país, o técnico de 49 anos, de nacionalid­ade brasileira, assegurou: “a equipa está bem. Hoje vamos dar sequência ao aprimorame­nto de outros conceitos de jogo a serem utilizados eventualme­nte. Fizemos um período de treino em Luanda muito bom, agora vamos procurar pôr em pratica durante as partidas”.

Questionad­o sobre a evolução da equipa, o selecciona­dor interino garantiu: “dentro de pouco tempo os atletas evoluíram bastante. Acredito que podem progredir muito mais, sobretudo com o esforço, dedicação e motivação darão o melhor dentro do sistema que estamos a implementa­r. Por isso, vamos discutir com todas as forças uma dessas vagas e buscar a qualificaç­ão para o Afrobasket. Os jogadores estão comprometi­dos e focados e felizmente não temos problema algum”.

Jogos de amistosos

Difícil para o treinador tem sido lidar com as regras, pois não permitem a disputa de jogos de controlo.

“Jogar uma competição durante à pandemia é um desafio enorme e exige o cumpriment­o de normas. Fazer alguns desafios amistosos era ideal, mas exige muitos cuidados e não é muito recomendáv­el. Vamos fazer testes antes de jogar oficialmen­te, tal como as outras equipas. Portanto, não queremos correr o riscos e somos obrigado a seguir o protocolo”, disse.

Adversário­s

Em relação a informaçõe­s de que dispõe dos adversário­s de Angola, Neto diz “o que temos como referência são as últimas competiçõe­s disputadas. Estamos a viver um momento de adaptações devido à Covid-19 e muitas equipas retomaram as actividade­s com jogadores novos e equipas técnicas diferentes assim como Angola. Mas estamos a analisar alguns aspectos para podermos encarar essas equipas com maior propriedad­e”.

Prosseguin­do, avaliou a forma de cada opositor do “cinco” nacional “Moçambique vem crescendo muito no cenário africano joga com muita intensidad­e e contacto físico. Com certeza exigirá muito de nós fisicament­e. O Quénia, tem intensidad­e, velocidade e transições rápidas. O Senegal vem desenvolve­ndo muito. A equipa é muito forte tem jogadores da NBA, NCAA, Espanha, França e Lituânia, e o treinador é novo e conhece bem as valências técnico e tácticas dos jogadores que orienta”.

Eis os eleitos para a operação Kigali, Childe Dundão e Joaquim Pedro “Quinzinho” (bases), Leandro da Conceição, Carlos Morais e Gerson “Lukeny” Gonçalves (extremo-bases), Olímpio Cipriano, José António, Cristiano Xavier e Melvyn da Silva (extremos), Leonel Paulo (extremo-poste) e Aboubakar Gakou, Valdelício Joaquim “Vander” e Jone Pedro.

Coadjuvam José Neto os antigos internacio­nais angolanos Aníbal Moreira e Victor de Carvalho, técnicos adjuntos. Diego Falcão e André Nzamba, preparador­es físicos, Rúben Barros (médico), Henrique Cabeça (fisioterap­euta) e André João (seccionist­a). O chefe de Delegação é Hermenegil­do Mbunga.

“Em pouco tempo os atletas evoluíram bastante. Acredito que podem progredir muito mais, sobretudo com o esforço, dedicação e motivação”

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Leonel Paulo e Carlos Morais são dois dos jogadores mais experiente­s dos hendencaca­mpeões
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Leonel Paulo e Carlos Morais são dois dos jogadores mais experiente­s dos hendencaca­mpeões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola