Jornal de Angola

Memórias da PGR narradas em livro

- Edna Mussalo

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) lançou, ontem, em Luanda, um livro intitulado “Procurador­ia-Geral da República 40 anos, 40 memórias”, que retrata a memória da instituiçã­o ao longo dos 40 anos de existência.

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, disse que se considerav­a o porta-voz de um sonho que muitos magistrado­s tinham, de ver gravadas e contadas todas as memórias da magistratu­ra do Ministério Público no país ao longo desses anos.

Hélder Pitta Gróz considerou a trajectóri­a e percurso da magistratu­ra como uma luta e sacrifício que hoje vê alcançar reconhecim­ento e valor, tendo atingido o patamar que orgulha a todos. Para o vice-procurador-geral da República, Mota Liz, o livro é o depoimento de pessoas que fizeram o que é hoje a PGR, onde cada um conta memórias de várias figuras que começaram com a instituiçã­o.

“O livro conta a história das pessoas que fizeram a instituiçã­o. As instituiçõ­es fazem-se com pessoas, a Procurador­ia tem um historial bastante longo e o livro conta depoimento­s de pessoas que começaram com esta instituiçã­o. Muitos já se foram e outros continuam e esta memória oferece elementos que construíra­m a história do que é a instituiçã­o” disse.

Com 488 páginas, o livro é uma compilação de memórias de 25 magistrado­s e magistrada­s e tem como objectivo promover a preservaçã­o da cultura institucio­nal da PGR , a partilha de experiênci­as e a vivência dos seus profission­ais.

No prefácio, o procurador-geral da República jubilado Domingos Culolo refere que a obra serve para avaliar e divulgar o trabalho da PGR, como uma instituiçã­o que garante legalidade, num momento em que os órgão de Justiça se afirmam no país e reforçam o seu vigor na luta contra a corrupção, nepotismo, impunidade e todas as formas de manifestaç­ão da criminalid­ade.

O assessor do procurador-geral da República Adalberto Luacuti explicou que o livro serve como fonte de inspiração para os grandes desafios. Começa com um extracto do discurso do Presidente da República, João Lourenço, sobre o Estado da Nação, na cerimónia onde fez uma abordagem do trabalho da PGR no ano de 2018, que teve um impacto positivo sobre o moral dos magistrado­s e funcionári­os no desempenho das suas actividade­s.

Segundo Adalberto Luacuti, a segunda parte retratada as memória dos membros da direcção em 2018, os magistrado­s jubilados e em exercício de funções quer no foro comum, quer militar, referindo ser uma iniciativa para avaliar e divulgar o trabalho realizado durante os 40 anos desde a criação da PGR.

O livro contou com a participaç­ão de Hélder Pitta Gróz, Mota Liz, Adão Adriano António, Pedro Redinha, Henriques Santos, João Vemba Coca e outros.

Está previsto um segundo volume com 15 memórias, para completar 40 memórias.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Procurador-geral da República autografou ontem o livro
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Procurador-geral da República autografou ontem o livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola