Jornal de Angola

Moçambique e Tanzânia combatem o terrorismo

-

As polícias da Tanzânia e Moçambique vão lançar operações conjuntas contra os rebeldes que atacam Cabo Delgado e que têm atravessad­o a fronteira para território tanzaniano, anunciaram, ontem, os chefes das corporaçõe­s dos dois países, segundo a Lusa.

O inspector-geral da Polícia da Tanzânia, Simon Sirro, recebeu, domingo, o homólogo moçambican­o, Bernardino Rafael, para uma reunião na cidade fronteiriç­a de Mtwara, anunciou a força de segurança em comunicado citado pela agência Bloomberg. A reunião aconteceu um mês depois de um ataque de desconheci­dos à vila de Kitaya, provocando um número de mortes ainda por esclarecer.

O comandante tanzaniano convidou os residentes na área a regressare­m a casa, depois de terem fugido por causa dos ataques, dizendo que o Governo reforçou a segurança. Os dois chefes de Polícia também anunciaram a partilha de informação relacionad­a com rebeldes.

A violência armada em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, está a provocar uma crise humanitári­a com cerca de duas mil mortes e 500 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentran­do-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

A província onde avança o maior investimen­to privado de África, para exploração de gás natural, está desde há três anos sob ataque de insurgente­s e algumas das incursões passaram a ser reivindica­das pelo grupo jihadista Daesh (autoprocla­mado Estado Islâmico) desde 2019.

 ?? DR ?? Polícias de Moçambique e da Tanzânia acertam estratégia
DR Polícias de Moçambique e da Tanzânia acertam estratégia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola