Jornal de Angola

Reservas internacio­nais estão em 8,4 mil milhões

-

Angola possui 8,4 mil milhões de dólares de reserva internacio­nal líquida, que cobrem cerca de 11 meses de importaçõe­s.

A informação foi prestada, ontem, pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, em declaraçõe­s à imprensa, no final da 11ª sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

A reunião aprovou o Relatório de Balanço de Execução da Programaçã­o Financeira do Tesouro Nacional referente ao terceiro trimestre de 2020.

Neste trimestre, segundo o governador do BNA, citado pela Angop, a balança de pagamentos, a nível da sua conta corrente, apresenta um défice de cerca de 1,3 mil milhões de dólares, uma inversão em relação a 2018, por altura da massificaç­ão das reformas macroeconó­micas no país. Relativame­nte ao preço do petróleo, José

Massano destacou que, desde Setembro, houve uma recuperaçã­o de cerca de 58 por cento em relação ao trimestre anterior, o que permite, também, manter o nível de reservas num patamar ainda confortáve­l.

Em relação à taxa de câmbio, José de Lima Massano disse que o país regista um cenário de apreciação da moeda nacional (Kwanza), ao contrário do que, por regra geral, acontece nos últimos meses do ano.

Nesta esteira, afirmou não ter conhecimen­to de notícias de importador­es com necessidad­es de recorrer ao mercado informal para cobrir as despesas de importação, nem mesmo investidor­es a recorrerem para repatriar os lucros das operações que têm no país. “Não há motivos para que os cidadãos e as empresas recorram ao mercado informal”, afirmou o governador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola