Jornal de Angola

Co­li­ga­ção pe­de mais ver­bas pa­ra a Saú­de

- Ed­na Mus­sa­lo

O pre­si­den­te do Gru­po Par­la­men­tar da CA­SA-CE de­fen­de mais ver­bas do Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE) 2021 pa­ra o sec­tor da Saú­de, no sen­ti­do de tor­ná­lo mais efi­caz.

Ale­xan­dre Se­bas­tião An­dré, que fa­la­va na aber­tu­ra de um se­mi­ná­rio de ca­pa­ci­ta­ção em ma­té­ria de OGE e Fi­nan­ças Pú­bli­cas, pro­mo­vi­do pe­la Co­li­ga­ção, con­si­de­rou “so­frí­vel” o or­ça­men­to pa­ra a Saú­de. “É um or­ça­men­to que pe­ca por de­fei­to do pon­to de vis­ta das ver­bas alo­ca­das ao sec­tor so­ci­al, em que a saú­de é uma das áre­as mais sen­sí­veis”, fri­sou.

O de­pu­ta­do re­co­nhe­ceu ser ne­ces­sá­rio o com­ba­te à pan­de­mia da Covid-19, mas de­fen­deu tam­bém que é pre­ci­so dar es­pe­ci­al aten­ção a ou­tras do­en­ças que con­ti­nu­am a cau­sar inú­me­ras mor­tes no país. “O Exe­cu­ti­vo es­tá mais fo­ca­do no com­ba­te à Covid-19 e, co­mo con­sequên­cia dis­so, há um ín­di­ce mui­to ele­va­do de mor­tes cau­sa­das por ou­tras do­en­ças no país”, dis­se.

O pre­si­den­te do gru­po par­la­men­tar da CA­SA-CE dis­se que o se­mi­ná­rio visa re­co­lher pro­pos­tas da so­ci­e­da­de ci­vil pa­ra uma me­lhor dis­cus­são do OGE na As­sem­bleia Na­ci­o­nal. Ale­xan­dre Se­bas­tião An­dré dis­se que se­rão apre­sen­ta­dos te­mas re­la­ci­o­na­dos com o OGE, or­ça­men­to das pro­vín­ci­as e dos mu­ni­cí­pi­os, par­ti­ci­pa­ção pú­bli­ca no pro­ces­so or­ça­men­tal e dívida ex­ter­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola