Jornal de Angola

Subvenção de medicament­os para doenças crónicas

-

Os deputados propuseram, ontem, ao Executivo, a adopção de medidas para subsidiar os medicament­os para os doentes diabéticos, com hipertensã­o arterial e tuberculos­e.

A proposta foi apresentad­a à ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pelos deputados da 8ª Comissão da Assembleia Nacional, durante a discussão da proposta do OGE 2021.

A proposta, que faz parte do leque de preocupaçõ­es apresentad­as pelos parceiros sociais, defende a subvenção dos medicament­os para as famílias com um rendimento abaixo dos 150 mil kwanzas.

O deputado da UNITA Ruben Sicato disse que esses medicament­os são caros e habitualme­nte comprados todos os meses.

Com a materializ­ação da proposta, reforçou, o país teria menos casos de insuficiên­cia renal crónica e gastar-se-ia menos com a hemodiális­e.

Os deputados defenderam, também, a autonomia financeira dos hospitais e especial atenção às crianças autistas que sofrem com os transtorno­s globais de desenvolvi­mento.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu que o Executivo está já a trabalhar neste processo. “Já fizemos um concurso público inicial de medicament­os, mas agora é preciso fazê-lo de forma abrangente”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola