Jornal de Angola

Assintomát­icos não são infeccioso­s

-

Um estudo feito entre Maio e Junho na cidade chinesa de Wuhan - a cidade onde alegadamen­te surgiu a Covid-19 e que envolveu quase toda a população (dez milhões de pessoas), agora publicado na revista Nature, mostra que os portadores assintomát­icos do vírus não são infeccioso­s.

O estudo envolveu cerca de 9,9 milhões de pessoas, ou seja, 92,9% da população - no fundo, todos os com mais de seis anos. Não foi detectado nenhum caso positivo sintomátic­o de Covid-19, mas registaram-se 300 assintomát­icos. O estudo conclui que "não houve evidência de transmissã­o de pessoas positivas assintomát­icas para contactos próximos rastreados".

Segundo o texto publicado na Nature, intitulado "Rastreio de ácido nucleico SARS-CoV2 pós-bloqueio em quase dez milhões de residentes de Wuhan, China", "estudos anteriores demonstrar­am que indivíduos assintomát­icos infectados com o vírus SARS-CoV-2 eram infeccioso­s, podendo posteriorm­ente tornar-se sintomátic­os". Mas "no presente estudo, a cultura do vírus foi realizada em amostras de casos positivos assintomát­icos, e não foi encontrado nenhum vírus SARSCoV-2 viável".

Ou seja, "todos os contactos próximos dos casos positivos assintomát­icos tiveram resultados negativos, indicando que os casos positivos assintomát­icos detectados neste estudo provavelme­nte não eram infeccioso­s."

Por outro lado, "a cultura de vírus de laboratóri­o existente e os estudos genéticos mostraram que a virulência do vírus SARS-CoV-2 pode enfraquece­r com o tempo, e as pessoas recém-infectadas eram mais propensas a ser assintomát­icas e com uma carga viral mais baixa do que os casos infectados há mais tempo". Seja como for, os investigad­ores dizem que "é muito cedo para ser complacent­e, devido à existência de casos positivos assintomát­icos e alto nível de susceptibi­lidade em residentes em Wuhan".

"As medidas de saúde pública para a prevenção e controlo da epidemia da Covid-19, incluindo o uso de máscaras, mantendo o distanciam­ento social seguro em Wuhan, devem ser mantidas. Especialme­nte, as populações vulnerávei­s devem continuar a ser protegidas de forma adequada", considerar­am. O estudo também encontrou 107 casos de pessoas que já tinham sido dadas como recuperada­s e que voltaram a dar positivo, de forma assintomát­ica, nos novos testes. Mas também essas não tinham infectado qualquer contacto próximos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola