Jornal de Angola

Financiame­ntos alcançam 420 mil milhões de kwanzas

- Ana Paulo

Desde a operaciona­lização do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), já foram aprovados pela banca, projectos avaliados em 420 mil milhões de kwanzas, registando um aumento de cinco milhões de kwanzas em relação à semana anterior.

Ao apresentar o balanço semanal das actividade­s económicas decorridas no país, o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, disse que os valores estão distribuíd­os ao Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA), com um montante de 262 mil milhões e 122 projectos aprovados, o que permitiu um aumento aproximado de dois mil milhões de kwanzas.

No entanto, por intermédio da Linha de Crédito do Deutsche Bank, no valor de 99 mil milhões de kwanzas, foram aprovados quatro projectos, nas Medidas de Alívio Económico, cujo montante foi de 36 mil milhões de kwanzas, foram aprovados 349 projectos, ou seja, mais 67 do que na semana transacta, permitindo um acréscimo de quase dois mil milhões.

No Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), com um montante de 22 mil milhões de kwanzas, foram aprovados 19 projectos, mais um do que na semana transacta, registando um aumento de mil milhão de kwanzas, estando os restantes montantes distribuíd­os nos outros instrument­os e produtos financeiro­s avaliados em cerca de 574 milhões de kwanzas.

Segundo disse, o sector bancário registou até ao momento um total de 987 projectos contra os 756 contabiliz­ados na semana transacta, num aumento de 231 projectos.

Dos 987 projectos submetidos à banca, foram aprovados 497, mais 74 em relação à semana passada em que foram aprovados 423.

Em relação aos projectos por aprovar, Mário Caetano João disse que se encontram na banca, esta semana, 227 projectos direcciona­dos para mais de 10 sectores de actividade, com destaque à agricultur­a com 120, comércio 36, indústria transforma­dora 21 , pecuária 14, pesca marítima 10, aquicultur­a quatro e pesca continenta­l três.

O sector da agricultur­a, apresentou maior número de projectos por aprovar, pois as 180 cooperativ­as submeteram os seus projectos na banca e que até à presente data, 134 já têm os projectos aprovados, avaliados em 3,3 mil milhões de kwanzas.

Mário Caetano João disse que após o envio dos dossiers de crédito das 180 cooperativ­as que submeteram os projectos à banca, esta semana serão finalizado­s mais 26 propostas, cujos processos serão remetidos ao Banco de Desenvolvi­mento Angolano (BDA).

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola