Jornal de Angola

Ope­ra­dor cria pa­co­te de In­ter­net

-

Um pa­co­te es­pe­ci­al de co­nec­ti­vi­da­de, que en­glo­ba In­ter­net com ban­da de al­ta per­for­man­ce de 150 Mpbs tan­to pa­ra re­ce­ber (Down­lo­ad) co­mo pa­ra en­vi­ar (Uplo­ad) da­dos e ví­de­os ili­mi­ta­dos, foi cri­a­do, nos úl­ti­mos di­as, pe­la In­ter­net Te­ch­no­lo­gi­es An­go­la (ITA).

Es­te ser­vi­ço es­pe­ci­al foi ge­ra­do com o in­tui­to de apoi­ar o sec­tor do en­si­no em An­go­la, pa­ra que pro­fes­so­res e alu­nos se co­nec­tem fa­cil­men­te atra­vés das pla­ta­for­mas on­li­ne.

A si­tu­a­ção da pan­de­mia, de acordo com o di­rec­tor da ITA, Francisco Pinto Lei­te, fez com que as ins­ti­tui­ções de en­si­no se adap­tas­sem ain­da mais ao en­si­no à dis­tân­cia, mas in­fe­liz­men­te não é uma re­a­li­da­de pa­ra to­dos.

É nes­ta ba­se, con­for­me o ges­tor, que a ITA se dis­po­ni­bi­li­za em apoi­ar as escolas e uni­ver­si­da­des a cri­a­rem as con­di­ções ne­ces­sá­ri­as de co­nec­ti­vi­da­de en­tre os pro­fes­so­res e alu­nos.

"O Am­bi­en­te de te­le­en­si­no exi­ge que as ins­ti­tui­ções te­nham li­ga­ções que per­mi­tam uma me­lhor co­nec­ti­vi­da­de en­tre os pro­fes­so­res e as su­as tur­mas no am­bi­en­te di­gi­tal, principalm­ente pa­ra o en­vio e re­cep­ção de fi­chei­ros e ví­de­os, atra­vés da in­ter­net. Em gran­de par­te, as escolas têm mais de 50 pro­fes­so­res a fa­ze­rem vi­de­o­cha­ma­da em si­mul­tâ­neo, ca­da um pa­ra a sua tur­ma", ex­pli­ca.

Pa­ra Francisco Pinto Lei­te, o fac­to de a ITA con­tar com ins­ta­la­ções ter­res­tres em fi­bra óp­ti­ca e mi­cro-on­das em 14 pro­vín­ci­as, mais de 150 torres de te­le­co­mu­ni­ca­ções e uma ma­lha de fi­bra óp­ti­ca de cin­co mil qui­ló­me­tros com co­ber­tu­ra ga­ran­ti­da de 1,2 mi­lhões de qui­ló­me­tros qua­dra­dos do ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, atra­vés de tec­no­lo­gi­as avan­ça­das de sa­té­li­te e mo­ni­to­ri­za­da 24h as­se­gu­ra a pro­vi­são de um ser­vi­ço de qualidade e al­ta per­for­man­ce ao sec­tor de en­si­no, um fac­tor cha­ve pa­ra a in­clu­são di­gi­tal em An­go­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola