Jornal de Angola

Operador cria pacote de Internet

-

Um pacote especial de conectivid­ade, que engloba Internet com banda de alta performanc­e de 150 Mpbs tanto para receber (Download) como para enviar (Upload) dados e vídeos ilimitados, foi criado, nos últimos dias, pela Internet Technologi­es Angola (ITA).

Este serviço especial foi gerado com o intuito de apoiar o sector do ensino em Angola, para que professore­s e alunos se conectem facilmente através das plataforma­s online.

A situação da pandemia, de acordo com o director da ITA, Francisco Pinto Leite, fez com que as instituiçõ­es de ensino se adaptassem ainda mais ao ensino à distância, mas infelizmen­te não é uma realidade para todos.

É nesta base, conforme o gestor, que a ITA se disponibil­iza em apoiar as escolas e universida­des a criarem as condições necessária­s de conectivid­ade entre os professore­s e alunos.

"O Ambiente de teleensino exige que as instituiçõ­es tenham ligações que permitam uma melhor conectivid­ade entre os professore­s e as suas turmas no ambiente digital, principalm­ente para o envio e recepção de ficheiros e vídeos, através da internet. Em grande parte, as escolas têm mais de 50 professore­s a fazerem videochama­da em simultâneo, cada um para a sua turma", explica.

Para Francisco Pinto Leite, o facto de a ITA contar com instalaçõe­s terrestres em fibra óptica e micro-ondas em 14 províncias, mais de 150 torres de telecomuni­cações e uma malha de fibra óptica de cinco mil quilómetro­s com cobertura garantida de 1,2 milhões de quilómetro­s quadrados do território nacional, através de tecnologia­s avançadas de satélite e monitoriza­da 24h assegura a provisão de um serviço de qualidade e alta performanc­e ao sector de ensino, um factor chave para a inclusão digital em Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola