Jornal de Angola

Líbios exortados a assumir compromiss­o

-

A França, Reino Unido, Itália e Alemanha ameaçaram, segunda-feira, com sanções quem dificultar as negociaçõe­s inter-líbias visando o estabeleci­mento de instituiçõ­es de transição até às eleições marcadas para Dezembro de 2021.

“Estamos prontos a tomar medidas contra quem entravar o Fórum para o Diálogo Político Líbio e as outras vias do processo de Berlim, assim como quem continuar a pilhar fundos estatais ou a cometer abusos dos direitos humanos no país”, disseram os quatro Governos europeus num comunicado conjunto citado pela Efe.

“Apelamos a todas as partes internacio­nais e líbias a absterem-se de qualquer iniciativa paralela e não coordenada, que se arrisca a minar os esforços das Nações Unidas”, adiantam no texto divulgado pela Presidênci­a francesa.

Os rivais líbios iniciaram, na segunda-feira, uma segunda ronda de negociaçõe­s, após uma primeira reunião em meados de Novembro em Túnis que permitiu um acordo para eleições a 24 de Dezembro de 2021, mas não sobre os nomes dos dirigentes durante a transição.

Os delegados devem designar um chefe de Governo e os três membros de um conselho presidenci­al constituin­do o Executivo que deverá substituir as actuais instituiçõ­es rivais.

“Tal resultado enviará um sinal forte de unidade e de apropriaçã­o pelos líbios do futuro político do seu país”, sublinham Paris, Londres, Roma e Berlim, criticando qualquer “status quo” e “interferên­cia estrangeir­a”.

As partes em conflito acordaram um cessar-fogo mediado pela ONU no mês passado em Genebra, incluindo a saída da Líbia das forças estrangeir­as e mercenário­s num prazo de três meses. Mas ainda não foi anunciado qualquer progresso sobre a questão um mês depois da assinatura do acordo.

 ?? DR ?? Europa ameaça sancionar quem dificultar diálogo de paz líbio
DR Europa ameaça sancionar quem dificultar diálogo de paz líbio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola