Jornal de Angola

Lí­bi­os exor­ta­dos a as­su­mir com­pro­mis­so

-

A Fran­ça, Rei­no Uni­do, Itá­lia e Ale­ma­nha ame­a­ça­ram, se­gun­da-fei­ra, com san­ções quem di­fi­cul­tar as ne­go­ci­a­ções in­ter-lí­bi­as vi­san­do o es­ta­be­le­ci­men­to de ins­ti­tui­ções de tran­si­ção até às eleições mar­ca­das pa­ra De­zem­bro de 2021.

“Es­ta­mos pron­tos a to­mar medidas con­tra quem en­tra­var o Fórum pa­ra o Diá­lo­go Po­lí­ti­co Lí­bio e as ou­tras vi­as do pro­ces­so de Ber­lim, as­sim co­mo quem con­ti­nu­ar a pi­lhar fun­dos es­ta­tais ou a co­me­ter abu­sos dos di­rei­tos hu­ma­nos no país”, dis­se­ram os qua­tro Go­ver­nos eu­ro­peus num co­mu­ni­ca­do con­jun­to ci­ta­do pe­la Efe.

“Ape­la­mos a to­das as par­tes in­ter­na­ci­o­nais e lí­bi­as a abs­te­rem-se de qual­quer ini­ci­a­ti­va pa­ra­le­la e não co­or­de­na­da, que se ar­ris­ca a mi­nar os es­for­ços das Na­ções Uni­das”, adi­an­tam no tex­to di­vul­ga­do pe­la Pre­si­dên­cia fran­ce­sa.

Os ri­vais lí­bi­os ini­ci­a­ram, na se­gun­da-fei­ra, uma se­gun­da ron­da de ne­go­ci­a­ções, após uma pri­mei­ra reu­nião em me­a­dos de No­vem­bro em Tú­nis que per­mi­tiu um acordo pa­ra eleições a 24 de De­zem­bro de 2021, mas não so­bre os no­mes dos di­ri­gen­tes du­ran­te a tran­si­ção.

Os de­le­ga­dos de­vem de­sig­nar um che­fe de Go­ver­no e os três mem­bros de um con­se­lho pre­si­den­ci­al cons­ti­tuin­do o Exe­cu­ti­vo que de­ve­rá subs­ti­tuir as ac­tu­ais ins­ti­tui­ções ri­vais.

“Tal re­sul­ta­do en­vi­a­rá um si­nal for­te de uni­da­de e de apro­pri­a­ção pe­los lí­bi­os do fu­tu­ro po­lí­ti­co do seu país”, su­bli­nham Pa­ris, Lon­dres, Ro­ma e Ber­lim, cri­ti­can­do qual­quer “sta­tus quo” e “in­ter­fe­rên­cia es­tran­gei­ra”.

As par­tes em con­fli­to acor­da­ram um ces­sar-fo­go me­di­a­do pe­la ONU no mês pas­sa­do em Ge­ne­bra, in­cluin­do a saí­da da Lí­bia das for­ças es­tran­gei­ras e mer­ce­ná­ri­os num pra­zo de três me­ses. Mas ain­da não foi anun­ci­a­do qual­quer pro­gres­so so­bre a ques­tão um mês de­pois da as­si­na­tu­ra do acordo.

 ?? DR ?? Eu­ro­pa ame­a­ça san­ci­o­nar quem di­fi­cul­tar diá­lo­go de paz lí­bio
DR Eu­ro­pa ame­a­ça san­ci­o­nar quem di­fi­cul­tar diá­lo­go de paz lí­bio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola