Jornal de Angola

Milionário judeu decide partilhar riquezas

-

O milionário judeu Dan Gertler, que está a ser acusado pelas autoridade­s sobre a forma opaca como foi explorando os minérios da RDC, prometeu partilhar as suas riquezas com o povo congolês, a partir de Dezembro de 2020, noticiou, ontem, a AFP.

Num vídeo, o judeu que investiu nos minérios congoleses, revelou que os cidadãos daquele país eram a partir daquele dia seus parceiros, benefician­do dos dividendos dos projectos mineiros situados no Katanga, Sudeste da República

Democrátic­a do Congo. “É a primeira vez que vocês, irmãos e irmãs, vão aproveitar das riquezas deste país, de cada tonelada de cobre ou de cobalto que vai ser extraído”, prometeu o magnata há três anos sancionado economicam­ente por corrupção e por práticas opacas na obtenção dos contratos mineiros e petrolífer­os, pelos Estados Unidos.

O empresário israelita foi mais longe, propondo aos congoleses uma parte dos impostos pagos no quadro da exploração da Metalkol, bem como da produção de 12 mil toneladas de cobre e 24 toneladas de cobalto, um mineral estratégic­o cobiçado pelas indústrias de baterias eléctricas, previstas para assegurar uma transição energética.

Em 2017, Dan Gertler, através de uma empresa fictícia registada nas Ilhas Virgens britânicas, conseguiu fazer com que a Gécamines, a empresa mineira estatal lhe passasse os direitos de exploração, em troca de 55 milhões de dólares.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola