Jornal de Angola

Tri­bu­nal con­de­na pas­to­res da IURD

- Crime · Luanda · Angola · Universal Church of the Kingdom of God

Um bis­po e dois pas­to­res da ala bra­si­lei­ra da Igre­ja Uni­ver­sal do Rei­no de Deus (IURD) fo­ram con­de­na­dos, on­tem, a 45 di­as de pri­são, com pe­na sus­pen­sa, pe­la 14ª sec­ção da sa­la de cri­mes co­muns do Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da.

Fo­ram tam­bém con­de­na­dos três se­gu­ran­ças de uma em­pre­sa pri­va­da, to­dos eles pe­los cri­mes de in­jú­ria con­tra au­to­ri­da­de po­li­ci­al.

Os réus res­pon­de­ram igual­men­te pe­los cri­mes de de­so­be­di­ên­cia e agres­são con­tra o co­man­dan­te da Es­qua­dra do Ta­la­to­na.

Do to­tal de réus, ape­nas dois (se­gu­ran­ças da em­pre­sa pri­va­da) fo­ram ab­sol­vi­dos pe­la Justiça.

Ca­so não pa­guem, em seis me­ses, a in­dem­ni­za­ção de mais de 200 mil kwan­zas, os réus de­ve­rão ser re­co­lhi­dos à ca­deia, pa­ra o cum­pri­men­to da pe­na de pri­são efec­ti­va.

Se­gun­do a An­gop, na es­sên­cia, os arguidos fo­ram acu­sa­dos de agre­dir e pro­fe­rir in­jú­ri­as con­tra o co­man­dan­te da Es­qua­dra do Ta­la­to­na, na pas­sa­da se­ma­na.

O ca­so ocor­reu quan­do as for­ças de se­gu­ran­ça ten­ta­vam apa­zi­guar um de­sen­ten­di­men­to en­tre in­te­gran­tes da IURD, mo­ti­va­do pe­lo im­pe­di­men­to do aces­so a uma das re­si­dên­ci­as do con­do­mí­nio dos res­pon­sá­veis da­que­la con­gre­ga­ção.

A IURD An­go­la en­fren­ta uma crise in­ter­na que co­me­çou a agu­di­zar-se a 28 de No­vem­bro de 2019, al­tu­ra em que 300 fiéis an­go­la­nos, en­tre pas­to­res e bis­pos, acu­sa­ram, pe­la pri­mei­ra vez, bis­pos bra­si­lei­ros do co­me­ti­men­to de cri­mes. À épo­ca, os ser­vi­do­res an­go­la­nos as­si­na­ram uma pe­ti­ção e de­nun­ci­a­ram as su­pos­tas prá­ti­cas ile­gais à Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca, que ins­tau­rou um pro­ces­so-cri­me, ain­da sem re­sul­ta­dos.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO ?? Mem­bros da Uni­ver­sal res­pon­de­ram por cri­mes de agres­são
CONTREIRAS PIPA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Mem­bros da Uni­ver­sal res­pon­de­ram por cri­mes de agres­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola