Comunicação de desastres é abordada em seminário
Pelo menos 15 jornalistas, de diversos órgãos de Comunicação Social, participaram, durante dois dias, num seminário sobre comunicação de desastres, promovido, na semana finda, pela Delegação do Ministério do Interior em Luanda.
A formação decorreu no auditório do Comando Provincial de Luanda e teve como objectivo capacitar os jornalistas sobre matérias relacionadas com desastres, de forma a melhor informarem a sociedade.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior em Luanda, intendente Hermenegildo Adelino, disse que o seminário sobre comunicação de desastre, que decorreu sob o lema "O contributo dos media na prevenção de riscos de desastres", foi ministrado por efectivos dos Bombeiros.
Para Hermenegildo Adelino, a comunicação preventiva é a mais eficaz e os órgãos de Comunicação Social precisam estar preparados para a divulgação de informação relacionada à gestão de desastres e contribuir para a redução de riscos.
Com este seminário, acrescentou, a Delegação do Ministério do Interior pretende mudar a maneira de abordagem de temas relacionados com desastres, por parte dos meios de Comunicação Social, pois, referiu, muitas vezes a abordagem de temas sobre desastres refere-se apenas aos efeitos ou consequências.
"Queremos que os órgãos de Comunicação Social tenham mais conteúdos do ponto de vista preventivo, para que se diminuam, de facto, os riscos de desastres", disse Hermenegildo de Brito.
O primeiro seminário juntou apenas 15 jornalistas de diversos meios de Comunicação Social, devido à pandemia da Covid-19, mas na próxima edição, marcada para 2021, esperamos contar com mais participantes, concluiu Hermenegildo Adelino.