Jornal de Angola

Sub-17 per­dem na Cosafa e fa­lham CAN do Mar­ro­cos

Pa­lan­qui­nhas fo­ram in­ca­pa­zes de tra­var a con­gé­ne­re su­la­fri­ca­na e ter­mi­na­ram o so­nho de qua­li­fi­ca­ção com o de­saí­re

- Sports · Morocco · Augustus · South Africa · Malawi · Angola · Zambia · Nelson Mandela

Pe­dro Au­gus­to

de mar­car pre­sen­ça, pe­la se­gun­da vez con­se­cu­ti­va, na fa­se fi­nal do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções (CAN) Sub-17 de futebol, que se dis­pu­ta no pró­xi­mo ano, em Mar­ro­cos, acabou pa­ra os Pa­lan­qui­nhas. On­tem, no jo­go da se­gun­da jor­na­da da Ta­ça Cosafa, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal per­deu di­an­te da Áfri­ca do Sul, por 2-1, quan­do es­ta­va obri­ga­da a ven­cer pa­ra de­ci­dir na ter­cei­ra e úl­ti­ma ron­da, an­te o Ma­lawi, um dos dois pri­mei­ros lu­ga­res que dão aces­so à pro­va con­ti­nen­tal.

A uma jor­na­da do fim da fa­se re­gu­lar do tor­neio, a se­lec­ção an­go­la­na fica afas­ta­da da pos­si­bi­li­da­de de mar­car pre­sen­ça no CAN´ 2021, de­vi­do à der­ro­ta no primeiro jo­go, di­an­te do com­bi­na­do zam­bi­a­no, igual­men­te por 2-1, por is­so ain­da que ven­ça o de­sa­fio de ama­nhã, re­fe­ren­te à ter­cei­ra e úl­ti­ma jor­na­da, soma ape­nas três pon­tos, in­su­fi­ci­en­tes pa­ra su­pe­rar os zam­bi­a­nos e sul-afri­ca­nos.

Quan­to ao jo­go de on­tem, em que An­go­la não po­de­ria fa­lhar, ape­sar da der­ro­ta an­te os an­fi­triões, que tam­bém ne­ces­si­ta­vam da vi­tó­ria, de­pois do em­pa­te na ron­da inau­gu­ral fren­te aos ma­lawis, os Pa­lan­qui­nhas de Mi­tó da Silva ti­ve­ram uma boa pos­tu­ra du­ran­te os 90 mi­nu­tos. Po­rém, is­so só não bas­tou pa­ra con­quis­tar os três pon­tos e manter ace­sa a cha­ma da es­pe­ran­ça pa­ra ga­ran­tir, na

O so­nho an­go­la­no

úl­ti­ma jor­na­da, o pas­sa­por­te pa­ra Mar­ro­cos ´2021.

Con­tu­do, os sul-afri­ca­nos, mes­mo pres­si­o­na­dos pe­los an­go­la­nos, ti­ve­ram for­tes ar­gu­men­tos no jo­go. O go­lo mar­ca­do por Sha­ba­la­la, aos 45+2´, num por­ten­to­so re­ma­te in­de­fen­sá­vel pa­ra o guar­dião Cris­tó­vão, foi su­fi­ci­en­te pa­ra tran­qui­li­zar os vi­si­ta­dos.

A van­ta­gem tra­zi­da do in­ter­va­lo não era se­gu­ra pa­ra a se­lec­ção sul-afri­ca­na.

Aliás, An­go­la em mo­men­to al­gum ab­di­cou da lu­ta pe­lo em­pa­te ou mes­mo pe­la vi­tó­ria. Uma ati­tu­de co­ro­a­da aos 56´, quan­do Je­re­mi­as Kos­si, na co­bran­ça de um pon­ta­pé de can­to, res­ta­be­le­ceu a igual­da­de no mar­ca­dor.

O go­lo apon­ta­do pe­los an­go­la­nos re­lan­çou o jo­go. Quer a se­lec­ção vi­si­ta­da, quer a vi­si­tan­te, não es­ta­vam con­ten­tes com o re­sul­ta­do. A vi­tó­ria era a me­ta, principalm­ente pa­ra os Pa­lan­qui­nhas, de­pois do de­sai­re da vés­pe­ra com os zam­bi­a­nos.

Po­rém, bas­ta­ram cin­co mi­nu­tos, ou se­ja, aos 61´, pa­ra os sul-afri­ca­nos vol­ta­rem no­va­men­te à fren­te do mar­ca­dor. O avan­ça­do Fran­cis, re­ce­beu uma bo­la lon­ga de um co­le­ga, con­tro­lou-a e fez um cha­péu ao guar­dião an­go­la­no. Es­ta­va fei­to o 21, por si­nal o re­sul­ta­do que ti­rou An­go­la da pos­si­bi­li­da­de de mar­car pre­sen­ça, mais uma vez, nu­ma fa­se fi­nal do CAN Sub-17.

Os sul-afri­ca­nos jo­ga­ram os úl­ti­mos cin­co mi­nu­tos, com me­nos um jo­ga­dor, por ex­pul­são de Lye­ma Do­po­lo, por acu­mu­la­ção de car­tões ama­re­los, mas is­so não foi su­fi­ci­en­te pa­ra An­go­la vi­rar o re­sul­ta­do.

Zâm­bia apu­ra­da

O com­bi­na­do da Zâm­bia, carrasco de An­go­la na pri­mei­ra jor­na­da, ga­ran­tiu, on­tem, o apu­ra­men­to à fa­se fi­nal do CAN Sub-17, com se­de no Rei­no do Mar­ro­cos, en­tre os di­as 13 e 31 de Mar­ço de 2021, após go­le­ar o Ma­lawi, por 6-2, no se­gun­do jo­go da se­gun­da jor­na­da. Jo­seph Ban­da, com um "hat-trick", foi o "me­ni­no da si­tu­a­ção" da par­ti­da.

Com seis pon­tos na ta­be­la de clas­si­fi­ca­ção, os Chi­po­lo­po­los têm ga­ran­ti­do um dos dois lu­ga­res da pro­va, res­tan­do ape­nas sa­ber quem vai ser o acom­pa­nhan­te na fi­nal de do­min­go, no Es­tá­dio Gen­da­va­le, no Nel­son Man­de­la Bay.

A ter­cei­ra e úl­ti­ma jor­na­da da fa­se re­gu­lar vai ser jo­ga­da ama­nhã, em si­mul­tâ­neo, às 15h30, nos Estádios Gen­da­va­le e Oval, com o se­guin­te car­taz: Áfri­ca do Sul - Zâm­bia e Ma­lawi - An­go­la.

A ter­cei­ra e úl­ti­ma jor­na­da da fa­se re­gu­lar vai ser jo­ga­da ama­nhã, em si­mul­tâ­neo, às 15h30, nos Estádios Gen­da­va­le e Oval, com o se­guin­te car­taz: Áfri­ca do Sul - Zâm­bia e Ma­lawi An­go­la

 ?? AGOS­TI­NHO NARCISO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO ?? Com­bi­na­do an­go­la­no foi der­ro­ta­do on­tem à tar­de pe­los Ba­fa­nas por du­as bo­las a uma
AGOS­TI­NHO NARCISO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Com­bi­na­do an­go­la­no foi der­ro­ta­do on­tem à tar­de pe­los Ba­fa­nas por du­as bo­las a uma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola