Sub-17 perdem na Cosafa e falham CAN do Marrocos
Palanquinhas foram incapazes de travar a congénere sulafricana e terminaram o sonho de qualificação com o desaíre
Pedro Augusto
de marcar presença, pela segunda vez consecutiva, na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) Sub-17 de futebol, que se disputa no próximo ano, em Marrocos, acabou para os Palanquinhas. Ontem, no jogo da segunda jornada da Taça Cosafa, a Selecção Nacional perdeu diante da África do Sul, por 2-1, quando estava obrigada a vencer para decidir na terceira e última ronda, ante o Malawi, um dos dois primeiros lugares que dão acesso à prova continental.
A uma jornada do fim da fase regular do torneio, a selecção angolana fica afastada da possibilidade de marcar presença no CAN´ 2021, devido à derrota no primeiro jogo, diante do combinado zambiano, igualmente por 2-1, por isso ainda que vença o desafio de amanhã, referente à terceira e última jornada, soma apenas três pontos, insuficientes para superar os zambianos e sul-africanos.
Quanto ao jogo de ontem, em que Angola não poderia falhar, apesar da derrota ante os anfitriões, que também necessitavam da vitória, depois do empate na ronda inaugural frente aos malawis, os Palanquinhas de Mitó da Silva tiveram uma boa postura durante os 90 minutos. Porém, isso só não bastou para conquistar os três pontos e manter acesa a chama da esperança para garantir, na
O sonho angolano
última jornada, o passaporte para Marrocos ´2021.
Contudo, os sul-africanos, mesmo pressionados pelos angolanos, tiveram fortes argumentos no jogo. O golo marcado por Shabalala, aos 45+2´, num portentoso remate indefensável para o guardião Cristóvão, foi suficiente para tranquilizar os visitados.
A vantagem trazida do intervalo não era segura para a selecção sul-africana.
Aliás, Angola em momento algum abdicou da luta pelo empate ou mesmo pela vitória. Uma atitude coroada aos 56´, quando Jeremias Kossi, na cobrança de um pontapé de canto, restabeleceu a igualdade no marcador.
O golo apontado pelos angolanos relançou o jogo. Quer a selecção visitada, quer a visitante, não estavam contentes com o resultado. A vitória era a meta, principalmente para os Palanquinhas, depois do desaire da véspera com os zambianos.
Porém, bastaram cinco minutos, ou seja, aos 61´, para os sul-africanos voltarem novamente à frente do marcador. O avançado Francis, recebeu uma bola longa de um colega, controlou-a e fez um chapéu ao guardião angolano. Estava feito o 21, por sinal o resultado que tirou Angola da possibilidade de marcar presença, mais uma vez, numa fase final do CAN Sub-17.
Os sul-africanos jogaram os últimos cinco minutos, com menos um jogador, por expulsão de Lyema Dopolo, por acumulação de cartões amarelos, mas isso não foi suficiente para Angola virar o resultado.
Zâmbia apurada
O combinado da Zâmbia, carrasco de Angola na primeira jornada, garantiu, ontem, o apuramento à fase final do CAN Sub-17, com sede no Reino do Marrocos, entre os dias 13 e 31 de Março de 2021, após golear o Malawi, por 6-2, no segundo jogo da segunda jornada. Joseph Banda, com um "hat-trick", foi o "menino da situação" da partida.
Com seis pontos na tabela de classificação, os Chipolopolos têm garantido um dos dois lugares da prova, restando apenas saber quem vai ser o acompanhante na final de domingo, no Estádio Gendavale, no Nelson Mandela Bay.
A terceira e última jornada da fase regular vai ser jogada amanhã, em simultâneo, às 15h30, nos Estádios Gendavale e Oval, com o seguinte cartaz: África do Sul - Zâmbia e Malawi - Angola.
A terceira e última jornada da fase regular vai ser jogada amanhã, em simultâneo, às 15h30, nos Estádios Gendavale e Oval, com o seguinte cartaz: África do Sul - Zâmbia e Malawi Angola