Jornal de Angola

TPA apresenta reportagen­s sobre corrupção em Angola

-

A Televisão

Pública de Angola (TPA) iniciou, na segunda-feira, a apresentaç­ão de uma série de 11 reportagen­s intitulada­s “O Banquete”, que mostra como altas figuras do Estado se aproveitav­am dos cargos para usar o erário em proveito próprio, antes de 2017.

As reportagen­s, apresentad­as pelo jornalista Ernesto Bartolomeu, denunciam uma série de esquemas de enriquecim­ento ilícito, em prejuízo do Estado e da maioria dos angolanos.

No primeiro programa, emitido no Telejornal de segundafei­ra, a TPA mostrou como supostamen­te o antigo presidente do Conselho de Administra­ção da Sonangol, Manuel Vicente, o presidente da Comissão Executiva da SONIP, subsidiári­a da então concession­ária nacional, Orlando Veloso, utilizaram empresas pessoais para tirar centenas de milhões de dólares do Estado, através do consórcio Miramar Empreendim­entos,

Limitada. O consórcio foi constituíd­o entre a Sonangol, a Suninvest, braço financeiro da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), e a Namkwang Internatio­nal para a construção de três edifícios e um hotel de luxo da cadeia Interconti­nental.

A reportagem de ontem centrou-se na figura de Joaquim Sebastião, antigo director do Instituto de Estradas de Angola (INEA), que em Julho do ano passado teve de devolver ao Estado imóveis, viaturas e outros bens no valor de 45 milhões de dólares, depois de estar vários meses em prisão preventiva, acusado de peculato.

Na reportagem, a TPA denuncia esquemas envolvendo várias figuras, tendo Joaquim Sebastião no centro, actuando como jogador e árbitro, com várias obras do INEA a serem executadas por empresas do próprio director-geral ou de pessoas próximas, resultando em desvios de fundos públicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola