Jornal de Angola

TPA apre­sen­ta re­por­ta­gens so­bre cor­rup­ção em An­go­la

- Angola · Mary J. Blige · Miramar

A Te­le­vi­são

Pú­bli­ca de An­go­la (TPA) ini­ci­ou, na se­gun­da-fei­ra, a apre­sen­ta­ção de uma sé­rie de 11 re­por­ta­gens in­ti­tu­la­das “O Banquete”, que mos­tra co­mo al­tas fi­gu­ras do Es­ta­do se apro­vei­ta­vam dos car­gos pa­ra usar o erá­rio em pro­vei­to pró­prio, an­tes de 2017.

As re­por­ta­gens, apre­sen­ta­das pe­lo jor­na­lis­ta Ernesto Bar­to­lo­meu, de­nun­ci­am uma sé­rie de es­que­mas de en­ri­que­ci­men­to ilí­ci­to, em pre­juí­zo do Es­ta­do e da mai­o­ria dos an­go­la­nos.

No primeiro pro­gra­ma, emi­ti­do no Te­le­jor­nal de se­gun­da­fei­ra, a TPA mos­trou co­mo su­pos­ta­men­te o an­ti­go pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da So­nan­gol, Ma­nu­el Vi­cen­te, o pre­si­den­te da Co­mis­são Exe­cu­ti­va da SONIP, sub­si­diá­ria da en­tão con­ces­si­o­ná­ria na­ci­o­nal, Orlando Ve­lo­so, uti­li­za­ram em­pre­sas pes­so­ais pa­ra ti­rar cen­te­nas de mi­lhões de dó­la­res do Es­ta­do, atra­vés do con­sór­cio Mi­ra­mar Em­pre­en­di­men­tos,

Li­mi­ta­da. O con­sór­cio foi cons­ti­tuí­do en­tre a So­nan­gol, a Su­nin­vest, bra­ço fi­nan­cei­ro da Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos (FESA), e a Namkwang In­ter­na­ti­o­nal pa­ra a cons­tru­ção de três edi­fí­ci­os e um ho­tel de lu­xo da ca­deia In­ter­con­ti­nen­tal.

A re­por­ta­gem de on­tem cen­trou-se na fi­gu­ra de Joaquim Se­bas­tião, an­ti­go di­rec­tor do Ins­ti­tu­to de Estradas de An­go­la (INEA), que em Ju­lho do ano pas­sa­do te­ve de de­vol­ver ao Es­ta­do imó­veis, vi­a­tu­ras e ou­tros bens no va­lor de 45 mi­lhões de dó­la­res, de­pois de es­tar vá­ri­os me­ses em pri­são pre­ven­ti­va, acu­sa­do de pe­cu­la­to.

Na re­por­ta­gem, a TPA denuncia es­que­mas en­vol­ven­do vá­ri­as fi­gu­ras, ten­do Joaquim Se­bas­tião no cen­tro, ac­tu­an­do co­mo jo­ga­dor e ár­bi­tro, com vá­ri­as obras do INEA a se­rem exe­cu­ta­das por em­pre­sas do pró­prio di­rec­tor-ge­ral ou de pes­so­as pró­xi­mas, re­sul­tan­do em des­vi­os de fun­dos pú­bli­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola