Jornal de Angola

ONU denuncia ra­cis­mo es­tru­tu­ral no Bra­sil

-

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) de­nun­ci­ou, on­tem,a exis­tên­cia de “ra­cis­mo es­tru­tu­ral” no Bra­sil, e pe­diu uma in­ves­ti­ga­ção in­de­pen­den­te so­bre a mor­te de um ho­mem ne­gro es­pan­ca­do por se­gu­ran­ças bran­cos num su­per­mer­ca­do. Tra­ta­se de João Al­ber­to Sil­vei­ra

Frei­tas, um ho­mem ne­gro, de 40 anos, es­pan­ca­do até à mor­te, na noi­te de quin­ta­fei­ra, por dois ho­mens bran­cos, nu­ma lo­ja da re­de de su­per­mer­ca­dos fran­ce­sa Car­re­four, na ci­da­de de Porto Ale­gre, ca­pi­tal do es­ta­do bra­si­lei­ro do Rio Gran­de do Sul.

Tes­te­mu­nhas con­ta­ram que o cri­me ocor­reu após uma bri­ga da ví­ti­ma com fun­ci­o­ná­ri­os do su­per­mer­ca­do, que le­va­ram o ho­mem pa­ra fo­ra da lo­ja e o es­pan­ca­ram até à mor­te.

Tra­tou-se de “um ca­so ex­tre­mo, mas que in­fe­liz­men­te re­flec­te a vi­o­lên­cia re­cor­ren­te con­tra a po­pu­la­ção ne­gra no Bra­sil", ava­li­ou a por­ta-voz do Es­cri­tó­rio de Di­rei­tos Hu­ma­nos das Na­ções Uni­das em Ge­ne­bra, Ra­vi­na Sham­da­sa­ni.

Ra­cis­mo es­tru­tu­ral é o ter­mo usa­do pa­ra des­cre­ver so­ci­e­da­des es­tru­tu­ra­das com ba­se na dis­cri­mi­na­ção que pri­vi­le­gia al­gu­mas ra­ças em de­tri­men­to das ou­tras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola