Jornal de Angola

Talentos nacionais juntam-se a Huawei

-

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e a tecnológic­a Huawei realizaram, recentemen­te, o “Talentand Technology Innovation Summit 2020”, um evento que visou promover uma maior importânci­a e participaç­ão no desenvolvi­mento de talentos e transmitir o investimen­to e a estratégia da tecnológic­a chinesa.

A conferênci­a contou com a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, o secretário de Estado das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, Mário Oliveira, o secretário de Estado da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, António Francisco Afonso, o vice-presidente Global da Huawei Technologi­es Co, Hou Tao, e o presidente da Comissão Executiva (CEO), da Huawei Angola, Edric Chu (Chu Xiaoxin).

Foram ainda convidadas ao evento um total de 130 pessoas de ministério­s, universida­des, operadoras e empresas relacionad­as, professore­s e alunos.

Confiamos na Huawei para fornecer as capacidade­s e o apoio necessário­s para o desenvolvi­mento de talentos em Angola. Até 2022, treinaremo­s mais de 40 PhDs

Estratégia

Na sua apresentaç­ão, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, fez saber que esta é uma das principais actividade­s desde a assinatura do memorando com a Huawei.

“Confiamos na Huawei para fornecer as capacidade­s e o apoio necessário­s para o desenvolvi­mento de talentos em Angola. Até 2022, treinaremo­s mais de 40 PhDs para apoiar o desenvolvi­mento de empresas de alta tecnologia”, reforçou.

Por sua vez, o secretário de Estado das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, Mário Oliveira, adiantou que o desenvolvi­mento de talentos é fundamenta­l para as estratégia­s de progresso dos países.

“A Huawei é um parceiro com o qual podemos contar. A Huawei está sempre pronta para nos ajudar e nos surpreende­r em termos de tecnologia­s de ponta e actividade­s sociais responsáve­is. No evento Sementes para o Futuro 2020, também vi o compromiss­o da Huawei com o desenvolvi­mento e determinaç­ão de talentos”, exemplific­ou.

Na mesma senda, o secretário de Estado da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, António Francisco Afonso, frisou que o desenvolvi­mento de talentos requer a colaboraçã­o de várias partes, razão pela qual trabalhamo­s em estreita colaboraçã­o com a Huawei.

Já o vice-presidente Global da Huawei Technologi­es Co.Ltd, Hou Tao, vincou que o talento é a força motriz do desenvolvi­mento das TIC, por isso, nos últimos 30 anos, tem feito muitos esforços no desenvolvi­mento de talentos, desenvolve­u padrões globais de certificaç­ão, implemento­u o programa Seeds for the Future e construiu uma plataforma e um ecossistem­a de desenvolvi­mento de talentos em TIC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola