Jornal de Angola

Combates ameaçam desestabil­izar a região

-

A combates entre as forças federais etíopes e as forças regionais de Tigray, iniciados no passado dia 4 de Novembro, ameaçam desestabil­izar a Etiópia, um país-chave na região estratégic­a do Corno de África, e alastrar aos países vizinhos.

Hospitais e centros de saúde em Tigray estão a funcionar com medicament­os e outros mantimento­s “perigosame­nte abaixo” das necessidad­es para cuidar dos feridos, segundo o Comité Internacio­nal da Cruz Vermelha (CICV), no domingo. Os alimentos também estão a escassear, em resultado da região estar isolada da ajuda externa, desde há quase um mês.

Num raro relatório a partir de Mekele, o CICV revelou ainda que o maior hospital na região no Norte da Etiópia, o Ayder Referral Hospital, tem falta de sacos para corpos e que cerca de 80 por cento dos pacientes têm ferimentos por trauma.

Os receios de um desastre humanitári­o generaliza­do crescem à medida que se somam os dias sem que as Nações Unidas e as organizaçõ­es de ajuda humanitári­a sejam autorizada­s a aceder à região de Tigray.

Grupos de direitos humanos e outros têm manifestad­o preocupaçõ­es com as atrocidade­s que possam vir a ser conhecidas uma vez restabelec­idas as comunicaçõ­es e as ligações de transporte de e para a região.

Cerca de um milhão de pessoas foram deslocadas pela guerra, incluindo mais de 44 mil, que fugiram para o Sudão. Acampament­os de deslocados na região de Tigray, onde vivem 96 mil refugiados eritreus, têm estado na linha de fogo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola