Jornal de Angola

Partido de Kaboré falha a maioria parlamenta­r

-

Apesar de ter vencido as eleições presidenci­ais, o partido que está no poder no Burkina Faso, liderado por Roch Marc Christian Kaboré, o Movimento do Povo, não conseguiu conquistar a maioria dos assentos parlamenta­res, noticiou a AFP.

A comissão eleitoral anunciou que o partido no poder obteve apenas 56 lugares e, portanto, não atinge a maioria absoluta de 64 de um total de 127. O partido de Kabore, que venceu a eleição do dia 22 de Novembro, à primeira volta, com 57,87 por cento dos votos, pode, no entanto, obter esta maioria através de uma coligação com outros partidos aliados, mas de menor expressão política.

Analistas políticos locais apontam para uma possível união entre o partido de Kaboré e o partido Novos Tempos, liderado pelo actual ministro dos Transporte­s, Vincent Dabilgou, que apoiou a candidatur­a do Chefe de Estado cessante. Pode contar também com outros pequenos partidos, como a União para o Renascimen­to / Partido Sankarista que conquistou cinco cadeiras, o RPI com três cadeiras e o PDC com igual número de assentos.

O Congresso para a Democracia e o Progresso (CDP), partido do ex-Presidente Blaise Compaoré, expulso do poder em Outubro de 2014, após 27 anos no poder, tornou-se a segunda força política com 20 lugares. O seu candidato, Eddie Komboïgo, ficou em segundo lugar nas eleições presidenci­ais de Novembro, com 15,48 por cento dos votos.

 ?? DR ?? Rock Marc Christian Kaboré pode contar com outros aliados
DR Rock Marc Christian Kaboré pode contar com outros aliados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola