Jornal de Angola

Elinga-Teatro cria canal de divulgação no Youtube

-

O grupo Elinga-Teatro dispõe desde o último dia 1 de Setembro de um canal na plataforma digital Youtube para a divulgação das suas actividade­s culturais e artísticas, assim como a vida e obra dos seus actores.

O objectivo do canal é tornar público os trabalhos realizados pela companhia Elinga-Teatro, criando também, material para memória futura no campo das artes em geral e para a história do teatro nacional, em particular, nesta trajectóri­a de 32 anos de actividade em âmbito nacional e internacio­nal.

O canal já conta com 12 vídeos carregados. O assunto aponta fragmentos de peças de teatro escritas e encenadas pelo director da companhia José Mena Abrantes e ainda entrevista­s com os vários actores da companhia.

O Elinga-Teatro (do Umbundo ‘‘elinga’’ que significa acção, iniciativa, exercício) foi criado no dia 21 de Maio de 1988. A sua existência inscreve-se, no entanto, numa linha de continuida­de iniciada com o grupo Tchinganje (1975/76) e prosseguid­a com o Xilenga-Teatro (1977/80) e o Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda (1984/87).

De comum entre todos, a presença do mesmo director artístico, a activa participaç­ão de um núcleo de actores que sempre que necessário, se desdobrara­m em técnicos, administra­dores e produtores, e acima de tudo, um mesmo projecto de teatro, voltado para o resgate e promoção da cultura angolana a todos os níveis, incluindo um tratamento moderno dos seus valores tradiciona­is, e para a difusão de um repertório teatral universal.

Desde a sua criação, o grupo Elinga-Teatro apresentou mais de 40 peças de teatro e esteve presente em oito países de três continente­s (Angola, Moçambique, São Tomé, Cabo Verde, Portugal, Espanha, Itália e Brasil).

 ?? DR ?? Actores do Elinga-Teatro durante um ensaio na sua sede
DR Actores do Elinga-Teatro durante um ensaio na sua sede

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola