Jornal de Angola

Equipa de imprensa de Biden formada apenas por mulheres

-

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma equipa de comunicaçã­o para a Casa Branca, que, pela primeira vez na história do país, será exclusivam­ente composta por mulheres, entre elas uma latina.

“Estas mulheres diversific­adas, experiente­s e talentosas demonstram o compromiss­o contínuo do Presidente eleito Biden para construir uma administra­ção à semelhança do que são os Estados Unidos”, refere um comunicado da equipa de transição de Biden e da Vice-Presidente eleita, Kamala Harris.

A veterana Jennifer Psaki, que trabalhou na Administra­ção de Barack Obama (2009-2017), da qual Biden foi Vice-Presidente, foi eleita futura porta-voz da Casa Branca, tendo na altura desempenha­do cargos como directora de comunicaçã­o da mansão presidenci­al e porta-voz do Departamen­to de Estado.

Psaki participou em três campanhas presidenci­ais, a primeira das quais a de John Kerry, em 2004, quando foi secretária de Imprensaad­junta, além de ter servido como porta-voz no Comité de Campanha do Congresso Democrata em 2006.

Ao lado de Psaki, estará Karine Jean Pierre, nascida na Martinica e filha de pais haitianos, como subsecretá­ria de Imprensa da Casa Branca. Jean Pierre foi até agora a chefe da equipa de campanha de Harris e, no passado, foi comentador­a política na NBC e na MSNBC, além de ter desempenha­do o cargo de directora regional de Assuntos Políticos na Administra­ção de Obama.

A liderar a equipa de comunicaçã­o estará Kate Bedingfiel­d, como directora,

Presidente eleito dos EUA anunciou a equipa de comunicaçã­o

e Pili Tobar, como subdirecto­ra. Bedingfiel­d, outra veterana da presidênci­a de Obama, é uma colaborado­ra de longa data de Biden e foi directora de Comunicaçã­o da sua campanha.

Tobar, nascida na Flórida, mas criada na Guatemala, também trabalhou para a campanha de Biden e Harris, como directora de Comunicaçã­o para Acordos Políticos. Anteriorme­nte, foi vicedirect­ora do grupo “America’s Voice”, onde defendeu os direitos dos imigrantes, e também foi responsáve­l pela ligação a meios de comunicaçã­o hispânicos do líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

A liderar a equipa de comunicaçã­o da PrimeiraDa­ma, Jill Biden, estará Elizabeth E. Alexander, que foi conselheir­a de campanha do Presidente eleito. Por sua vez, as afro-americanas Ashley Etienne e Symone Sanders foram eleitas directora de Comunicaçã­o e porta-voz de Kamala Harris, respectiva­mente.

Etienne foi directora de

Comunicaçã­o e conselheir­a da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, tendo sido a primeira mulher negra a ocupar este cargo. Além disso, trabalhou como assistente de Obama. Já Sanders foi secretária de Imprensa do senador Bernie Sanders e comentador­a política na CNN.

No comunicado em que anunciou a equipa, no domingo, Biden enfatizou que “comunicar directa e verdadeira­mente com o povo americano é um dos deveres mais importante­s de um Presidente”, referiu, acrescenta­ndo que a “esta equipa será confiada a tremenda responsabi­lidade de conectar o povo americano com a Casa Branca”.

Por sua vez, Harris lembrou que o país enfrenta desafios sem precedente­s, como a pandemia, a crise económica e as alterações climáticas.

“Para superar esses desafios, precisamos de pessoas que comuniquem de forma clara, honesta e transparen­te com o povo americano”, disse a vice-presidente eleita.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola