Jornal de Angola

O aceno do Chefe de Estado ao investimen­to americano

-

As relações entre Angola e os Estados Unidos da América viveram, sexta-feira, uma jornada de grande relevância e simbolismo, com dois factos, envolvendo o Chefe de Estado, João Lourenço, que, num primeiro momento, falou ao telefone com o secretário norte-americano do Comércio, Wilbur Ross.

Depois, participou num painel interactiv­o com o Comité Consultivo do Presidente dos EUA para a Realização de Negócios em África.

Na conversa entre o Presidente João Lourenço e o governante norte-americano foi realçado o interesse de se incrementa­r o intercâmbi­o entre os dois países, tendo sido defendida, nomeadamen­te, maior presença de marcas e firmas dos Estados

Unidos no mercado angolano, num sinal de resposta à crescente melhoria de negócios incentivad­a pela política de reformas empreendid­a pelo Presidente João Lourenço.

Na mesa-redonda que se desenrolou a seguir com os membros do Comité Consultivo do Presidente dos Estados Unidos para a Realização de Negócios em África, João Lourenço fez uma intervençã­o inicial a encorajar os investidor­es norte-americanos a fazerem negócios em Angola e respondeu a um conjunto de perguntas formuladas pelo painel.

O Comité Consultivo do Presidente norte-americano para a Realização de Negócios em África integra grande número de poderosas empresas do universo industrial, tecnológic­o, de saúde e de outros domínios da América, a General Electric, Pfizer, IBM, VISA, Mastercard, John Deere e Dow Chemical Company.

O interesse dos homens de negócios andou à volta de questões como a resposta do Executivo angolano à pandemia da Covid-19, a aposta em infra-estruturas, reforço das capacidade­s do sistema de saúde e modo como as empresas norteameri­canas poderão participar nesse esforço.

Os empresário­s fizeram, também, perguntas sobre economia digital, reformas económicas e melhoria do ambiente de negócios, informalid­ade de boa parte da economia angolana, esforços para a alteração desse quadro, bem como programas e políticas públicas, visando o empoderame­nto da mulher.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola