Jornal de Angola

Mostra colectiva da UNAP junta trabalhos académicos

- Mário Cohen

O director Nacional da Cultura, Euclides da Lomba, disse, na segunda-feira, em Luanda, que as obras de pintura e esculturas, patentes até 15 de Fevereiro deste ano, na exposição colectiva “Expo Cultura Angola”, inaugurada no Salão Internacio­nal de Exposição da União Nacional dos Artistas Plástico (UNAP), é um conjunto de trabalhos académicos e intelectua­is produzidos por mestres das artes plásticas em Angola.

Euclides da Lomba, que se revelou conhecedor dos autores das peças de arte expostas na UNAP, disse ter a noção da responsabi­lidade e da seriedade do trabalho apresentad­o, principalm­ente, por serem criadores que beberam da experiênci­a académica, fazendo uma conjugação entre trabalhos de artistas plásticos da nova e velha geração.

Quanto aos artistas mais jovens, explicou o director Nacional da Cultura, entenderam bem a linguagem técnica muita moderna. “Estamos a ver na mostra cubismo, combinaçõe­s de técnicas internacio­nalmente falada no mundo das artes plásticas”, disse, questionam-se nos seguintes termos: “Será que a arte africana está presente? Eu acho que existe uma arte universal e aqui vimos a universali­dade dos nossos grandes artistas plásticos, que vão ter expostas as suas obras na UNAP até ao mês de Fevereiro.”

Para Euclides da Lomba, às vezes têm-se a noção de que a classe artística nacional está parada, mas no fundo está a produzir grandes criações de artes, destacando-se trabalhos com textura novas a nível da escultura em madeira e as técnicas de pintura, colagem, acrílico e óleo, com toda a diversidad­e e modo muito enraizado nas artes plásticas nacional.

O director Nacional da Cultura reconheceu que a produção dos criadores nacionais vai ser melhor conhecida quando forem expostos em grandes montras de artes plásticas, quer nacionais quer internacio­nais, por forma a divulgar e promover o trabalho dos artistas angolanos.

A “Expo Cultura Angola” junta um conjunto de 32 obras de pintura, nas diversas técnicas, como acrílico, óleo, colagem, desenho impresso e técnicas mistas, e 13 peças de esculturas.

As pinturas são da autoria de Fátima Coquenão, Matondo Afonso, Kabudi Ely, Dom Sebas Cassule, Adão Mussungo, Armando Scooth, Kaniaki, Jó Delgado, Yetu, Nsoki, Hendezer Roma, Geovany, Ângelo Carvalho e Álvaro Macieira, enquanto a escultura é de António Tomás Ana “Etona”, Mayembe, André Ventura, Paulo José, Massongi Afonso, José de Jesus e Tchivela. O artista Hamilton Costa expõe dois quadros de desenho impresso.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director Nacional da Cultura, Euclides da Lomba (ao centro) visitou as obras expostas na UNAP
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Director Nacional da Cultura, Euclides da Lomba (ao centro) visitou as obras expostas na UNAP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola