Jornal de Angola

País com as restrições mais rígidas do mundo regista primeiro caso

-

Os Estados Federados da Micronésia, um dos poucos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavíru­s, registaram o primeiro caso de Covid-19 desde o início da pandemia, anunciaram ontem as autoridade­s sanitárias.

Em Março de 2020, a nação insular, formada pelos estados de Pohnpei, Kosrae, Cuuk e Yap, no Pacífico, instaurou as restrições mais duras do mundo a visitantes, proibindo a entrada a quem tivesse estado num país onde existisse pelo menos um caso confirmado de Covid-19.

O presidente da Micronésia, David Panuelo, considerou a notícia "alarmante" para o arquipélag­o, com 100 mil habitantes, garantindo no entanto que a pessoa infectada está sob rigorosa vigilância.

"Por esta razão, os cidadãos devem manter a calma", apelou, assegurand­o que a situação "está sob controlo", num discurso transmitid­o pela televisão.

Em causa está um marinheiro de um navio governamen­tal, o "Chief Mailo", que tinha sido enviado para as Filipinas para ser reparado. Segundo o Chefe de Estado, o doente e a restante tripulação permanecem no navio.

Os países insulares do Pacífico, com sistemas frágeis de saúde, proibiram a entrada a estrangeir­os pouco depois do início da pandemia.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola