Jornal de Angola

País cumpre meta de despesas sociais

-

O Governo angolano cumpriu, até Junho do ano passado, a meta mínima de despesas sociais acordada com o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), situação que lhe valeu o reconhecim­ento positivo da instituiçã­o e o mais recente desembolso financeiro de 487,5 milhões de dólares. Estes dados foram apresentad­os, ontem, em Luanda, durante um esclarecim­ento do Ministério das Finanças, relativo à quarta avaliação ao país da Linha de Financiame­nto Ampliada, realizada pelo FMI.

Internacio­nal (FMI) deverá desembolsa­r ainda, nos próximos tempos, o valor de 1,5 mil milhões de dólares a favor do Governo angolano, no quadro do Programa de Assistênci­a Técnica e Financeira acordado em 2018.

Até ao momento, segundo os números do Ministério das Finanças reafirmado­s ontem, em Luanda, foram já concedidos 2,9 mil milhões de dólares previstos.

De acordo com o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Osvaldo João, entre 2018 e 2022, Angola e o FMI acordaram pelo desembolso de uma ajuda no valor de 4,4 mil milhões de dólares de forma faseada.

O programa definiu a realização de avaliações periódicas sobre o cumpriment­o das metas propostas, da qual dependem os novos desembolso­s. Não estão definidos os valores a desembolsa­r para cada etapa.

Inicialmen­te previsto para 3,7 mil milhões de dólares, o surgimento da Covid19 no país, em 2020, justificou um novo acordo entre as partes, tendo subido o empréstimo em 700 milhões de dólares, potenciand­ose assim a resposta do país aos efeitos na economia nacional da pandemia.

 ??  ?? O Fundo Monetário
O Fundo Monetário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola