Jornal de Angola

Morreu o secretário provincial da UNITA no Bié

- Matias da Costa e João Constantin­o | Cuito

O Grupo Parlamenta­r da UNITA manifestou, ontem, “profunda dor e consternaç­ão” pela morte de Adérito Jaime Kandambo, secretário provincial do partido no Bié e deputado à Assembleia Nacional, vítima de doença.

“Foi um quadro exemplar que exerceu com brio a sua missão enquanto representa­nte do povo na Casa das Leis, defendendo os interesses dos cidadãos”, lê-se numa nota de condolênci­as.

A direcção da UNITA, em comunicado, informa que, por se tratar de um deputado à Assembleia Nacional, a agenda das exéquias será comunicada depois dos devidos e necessário­s acertos com a administra­ção da Assembleia Nacional e a família.

Adérito Jaime Kandambo morreu, ontem, no Hospital Geral Walter Strangway, na cidade do Cuito, província do Bié. O malogrado, de 59 anos, deu entrada no Banco de Urgência por volta das 5h00 e, uma hora depois, acabou por falecer. A malária e a febre tifóide são apontadas como as prováveis causas da morte.

Entretanto, o director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos, esclareceu que as causas da morte são ainda desconheci­das.

Para evitar especulaçõ­es, acrescento­u que a morte do deputado em nada tem a ver com a Covid-19. “Há uma semana, antes de viajar para Luanda, ele fez o teste e o resultado foi negativo para a Covid-19. De acordo com o seu historial médico, nos últimos dias apresentav­a algumas queixas”, explicou.

João Campos referiu que ainda falta fazer a autópsia para determinar as reais causas da morte do deputado da UNITA.

Adérito Jaime Kandambo era militante da UNITA desde 1976. Exercia o cargo de secretário do partido no Bié desde 2012 e, em 2017, foi eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial.

Natural do Cuito, Adérito Jaime Kandambo era licenciado em Ciências da Educação, na especialid­ade de Pedagogia, e exerceu, entre outros cargos na UNITA, o de secretário nacional dos Desportos da União Revolucion­ária dos Estudantes de Angola, inspectorg­eral da JURA e responsáve­l da região eleitoral centro.

Numa nota de imprensa, a UNITA lamenta “a morte inesperada” do seu secretário provincial. A direcção da UNITA escreve ainda que a morte do seu membro deixa empobrecid­o o partido naquela província.

 ??  ??
 ?? CEDIDA ?? Adérito Kandambo era também secretário provincial no Bié
CEDIDA Adérito Kandambo era também secretário provincial no Bié

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola