Jornal de Angola

Reunião de peritos prepara Cimeira de Chefes de Estado

-

O Comité de Representa­ntes Permanente­s (CRP) da União Africana reúne-se, amanhã e quinta-feira, na sua 41ª sessão, em formato virtual, antecedend­o o 38º Conselho Executivo dos chefes de diplomacia­s e a 34ª sessão da cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

Na reunião do CRP, Angola vai prestar uma informação sobre a Bienal de Luanda Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, realizada em Setembro de 2020.

Vão ser discutidos diversos relatórios, incluindo as actividade­s dos Subcomités do CRP, dos Comités Técnicos Especializ­ados (CTE) da Comissão da União Africana, de outros órgãos da UA e das Agências Especializ­adas.

O certame também se vai debruçar sobre os projectos de agenda e de decisões da 38ª reunião ordinária do Conselho Executivo e da 34ª sessão Ordinária da Assembleia da UA, marcadas para 3 e 4 e 6 e 7 de Fevereiro, respectiva­mente.

Na agenda do Conselho Executivo, de carácter virtual, destaca-se a eleição e nomeação dos seis comissário­s da Comissão da UA, quatro juízes do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos e seis membros do Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança. Neste Comité, Angola apresentou uma candidatur­a, entre cinco concorrent­es da Região Austral.

Quanto à Comissão da UA, o país aspira a reeleição da actual comissária para a Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Josefa Sacko, cujo pelouro, a partir do quadriénio 2021-2024, passa a designar-se Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural, Economia Azul e

Ambiente Sustentáve­l.

Por seu turno, a agenda da 34ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado, cujo formato presencial ou virtual ainda está por se definir, vai proceder à eleição e nomeação do presidente e vice-presidente da Comissão da UA.

Vai também adoptar vários relatórios, nomeadamen­te o referente ao progresso da Reforma Institucio­nal da UA, que será apresentad­o pelo seu líder, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame.

A África do Sul vai passar o testemunho da presidênci­a da UA para a República Democrátic­a do Congo.

A União Africana consagra 2021 como o “Ano da Arte, Cultura e Património: Alavancas para Construir a África que Queremos”. O ano de 2020 teve como tema “Silenciar as Armas: Criação de Condições Favoráveis para o Desenvolvi­mento de África”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola