Jornal de Angola

Os desafios de Eduardo Inguila

-

Depois da apresentaç­ão,

Afonso Evaristo Eduardo "Inguila" disse que um dos grandes desafios passa por convencer os demais paísesmemb­ros a seguirem o mesmo caminho para se atingir o principal objectivo de transforma­r o Golfo da Guiné numa área de paz e segurança.

Eduardo Inguila, que substitui o embaixador Gilberto Veríssimo, que agora exerce o cargo de secretário executivo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), disse que 90 por cento da criminalid­ade ao longo do Oceano Atlântico regista-se no Golfo da Guiné, cifra que considerou preocupant­e.

O diplomata referiu-se, ainda, a outras acções a serem realizadas, mesmo com a Covid-19. "Todos os esforços serão conjugados para garantir um trabalho de qualidade, apesar da pandemia que assola o mundo", garantiu Inguila, defendendo que "temos que aprender a trabalhar com a pandemia, lutando contra ela e outros males que afectam a região".

Afonso Evaristo Eduardo, nomeado recentemen­te ao novo cargo, pelo Chefe de Estado da Nigéria e presidente em exercício da organizaçã­o sub-regional, Muhammadu Buhari, é quadro do Ministério das Relações Exteriores há 41 anos. Exerceu ao longo da carreira várias funções, com destaque para director para África, Médio Oriente e Organizaçõ­es Regionais do Ministério das Relações Exteriores e de director-geral do Protocolo de Estado. Como diplomata, teve passagem em várias missões diplomátic­as do país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola