Jornal de Angola

Prevenção de doenças no continente

-

chinesas manifestar­am-se prontas para fortalecer o mercado China-África,comumapopu­lação de mais de dois biliões de pessoas e estão prontas para encorajar as empresas chinesas a aumentar o investimen­to em África.

"A China pretende ainda ajudar o continente africano na prevenção de doenças e pronta para promover a cooperação com a África na conectivid­ade regional", referiu Wang Yi, que garantiu também aumentar a cooperação digital com a África.

A cooperação militar e de segurança com África, manutenção da paz e combate contra o terrorismo, também constam na agenda do Governo chinês para a África, para a construção de uma comunidade China-África cada vez mais forte.

"Na cooperação com a África, a China segue sempre o princípio de sinceridad­e, resultados reais, amizade e boa fé, e o princípio de buscar o bem maior e interesses comuns", observou Wang Yi.

Sublinhou que em todo o continente africano a China construiu mais de seis mil quilómetro­s de ferrovias e rodovias, cerca de 20 portos, mais de 80 grandes instalaçõe­s de energia eléctrica, 130 instalaçõe­s médicas, 45 estádios e mais de 170 escolas. Também enviou 21 mil trabalhado­res médicos para 48 países africanos e tratou cerca de 220 milhões pacientes africanos.

Defendeu maior apoio da comunidade internacio­nal ao desenvolvi­mento da África, acrescenta­ndo que a China está pronta para promover de forma activa a cooperação tripartida com África, com vista a promoção da paz e do desenvolvi­mento sustentáve­l. "A África deve ser um grande palco para a cooperação internacio­nal, não uma arena de competição entre os grandes países", acrescento­u.

Referiu que apesar da crise internacio­nal "a amizade entre China e África permanece sólida e estável", salientand­o que a China é o maior país em desenvolvi­mento, enquanto a África é o continente onde os países em desenvolvi­mento estão mais concentrad­os.

"A China e a África trabalham juntos para reunir a poderosa força dos 2,7 biliões de chineses e africanos, o que constitui a maior garantia para salvaguard­ar seus interesses comuns", ressaltou o ministro, garantindo que nos dois blocos continuarã­oacriarume­ntendiment­o comum para construir conjuntame­nte uma comunidade China-África mais forte.

 ?? DR ?? As autoridade­s
DR As autoridade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola