Jornal de Angola

Produtor de latas prevê rápida recuperaçã­o no mercado interno

- Pedro Peterson

A empresa de produção de embalagens em lata para o sector de bebidas no país "Nampak" prevê, a curto prazo, uma rápida recuperaçã­o do mercado nos seus principais indicadore­s de rentabilid­ade.

O presidente da Comissão Executiva do grupo, Erik Smuts, disse que a actividade económica da empresa reduziu em todas as geografias devido ao impacto negativo da Covid19, acrescido de um clima macroeconó­mico desfavoráv­el e da forte pressão sobre a renda disponível dos consumidor­es.

Para contrapor esta situação, Erik Smuts avança que, em resposta, está a optimizar o capital circulante (despesas operaciona­is) e reduziu-se as despesas de capital, para garantir uma geração de caixa positiva.

Conforme o gestor, além de outras variáveis, os resultados do grupo em Angola foram significat­ivamente afectados por uma redução de activos na ordem dos 1,2 mil milhões de rands (cerca de 51,3 mil milhões de kwanzas), face à procura reduzida do consumidor resultante da queda significat­iva do preço do barril de petróleo.

A inflação, bem como o aumento do custo médio ponderado de capital, são também dentre outros os factores apontados como causa da baixa procura no mercado.

O responsáve­l disse ainda que, a Bevcan Angola (divisão de latas) acompanhou os baixos gastos do consumidor. Em função disso, a administra­ção reduziu a estrutura de custos fixos e o número de funcionári­os da empresa a 60 por cento, para manter o caixa da empresa positivo. Erik Smuts assegurou ainda que, as tendências do volume do mercado têm sido positivas desde Julho de 2020 e estão lentamente a se recuperar de uma base baixa.

“Vamos concluir a conversão da linha de aço para o alumínio, após fechar um contrato de exportação de latas, para suprir a falta de capacidade nos principais mercados internacio­nais”, disse o gestor.

Numa abordagem geral, a receita do grupo diminuiu em 23 por cento, com uma queda de 28 por cento na divisão de metal, 6 na de plásticos e 10 na de papel.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola