Jornal de Angola

50 por cento da dívida não registada está paga

-

O Governo já pagou, até ao momento, 50 por cento da dívida acumulada no período 2013-2017 e não registada no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE) no início do programa.

De acordo com o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Osvaldo Victoriano João, em 2020, foi cumprida uma meta de carácter fiscal fundamenta­l, traduzida na certificaç­ão e liquidação dos referidos pagamentos atrasados.

O Ministério das Finanças fez, ontem, em Luanda, pronunciam­entos sobre a recente avaliação do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) de que resultou um novo desembolso de mais de 480 milhões de dólares. Para o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, as acções do Governo decorrem de compromiss­os assumidos, em 2018, quando indicou o ano de 2020 como o período para a liquidação e certificaç­ão de até metade dos atrasados não registados e, até Março do mesmo ano, a totalidade do valor da dívida registada.

Nesse sentido, conforme Osvaldo João, os prazos foram cumpridos integralme­nte, numa clara manifestaç­ão de comprometi­mento e responsabi­lidade do Governo, factores tidos em conta pelo Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) na última avaliação feita no quadro dos acordos assumidos.

Até Dezembro, o Ministério das Finanças (MINFIN) procedia à certificaç­ão de quatro mil reclamaçõe­s de dívidas provenient­es de vários órgãos do Estado e, dos 1,6 biliões de kwanzas estimados no início de 2018, foram regulariza­dos, até ao primeiro semestre de 2020, contabiliz­ava uma amortizaçã­o no valor de 1,1 bilião de kwanzas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola