Jornal de Angola

Tribunal Constituci­onal sela vitória de Touadéra

-

A vitória de Faustin-Archange Touadéra, proclamada pela Autoridade Eleitoral Nacional (ANE), nas recentes eleições presidenci­ais da República Centro- Africana (RCA), foiontemva­lidada pelo Tribunal Constituci­onal, tendo sido rejeitados os recursos da oposição, que alegam “fraude maciça”, revelou a AFP.

Foi num contexto de segurança muito tenso que o Tribunal Constituci­onal validou a reeleição de Faustin-Archange Touadéra, com 53,16 por cento dos votos, à frente de Anicet-Georges Dologuélé, da União para a Renovação da República Centro-Africana (URCA), e Martin Ziguélé, do Movimento de Libertação do Povo da África Central (MLPC).

“Esta é uma grande vitória para a democracia”, disse Simplice Mathieu Sarandji, director de campanha de Touadéra, depois da decisão do Tribunal. A proclamaçã­o dos resultados finais foi feita por Danièle Darlan, presidente do Tribunal Constituci­onal, que julgou “inadmissív­eis” os recursos de anulação do processo eleitoral interposto­s por 13 dos 16 candidatos da oposição, que denunciara­m “fraude maciça”. da votação.

A proclamaçã­o oficial e definitiva destes resultados estava prevista para hoje, de acordo com uma fonte de segurança, mas o Tribunal Constituci­onal justificou o avanço da decisão pelas condições de segurança do país.

Desde de Dezembro que grupos armados, que ocupam parte do país se aliaram na Coligação de Patriotas pela Mudança (PCC), que interrompe­u, em grande medida, a realização da votação da ofensiva contra Bangui, que foi repelida pelas Forças Armadas da África Central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola