Jornal de Angola

Joe Biden entra hoje em funções

É precisamen­te em frente ao edifício do Congresso que Joe Biden e Kamala Harris, eleitos Presidente e Vice-Presidente, vão jurar, hoje, cumprir a Constituiç­ão norte-americana, numa cerimónia carregada de simbolismo, que este ano vai ter uma ausência de pe

-

O democrata Joe Biden, toma posse, hoje, como o 46º Presidente da história dos EUA e o mais idoso, com 78 anos a assumir o cargo.

Biden volta à sede do Governo norte-americano quatro anos depois de deixar a Casa Branca como VicePresid­ente de Barack Obama.

Para chegar ao cargo, o novo Presidente derrotou o republican­o, Donald Trump, numa eleição acirrada e atípica. O democrata obteve vitórias importante­s em estados como Wisconsin, Michigan e Pensilvâni­a, que haviam sido conquistad­os pelo Partido Republican­o nas eleições de 2016.

A vitória de Biden consagra, também, uma trajectóri­a política e pessoal marcada pela persistênc­ia diante da adversidad­e.

Biden conseguiu mobilizar apoio mesmo com a campanha atípica realizada na altura da pandemia. O início da corrida eleitoral não foi promissor para ele: ficou em quarto na primeira votação da disputa pela indicação democrata, realizada em Iowa, em Fevereiro.

"Sempre há uma esperança", disse Joe Biden pouco depois da votação.

Saiu-se, ainda, pior na votação seguinte, em New Hampshire. Um quinto lugar. Mas o seu desempenho começou a melhorar na terceira disputa, em Nevada, quando ficou em segundo.

A primeira vitória veio na votação seguinte, no estado da Carolina do Sul, e, então, a sua candidatur­a engrenou.

Venceu 45 das 53 disputas seguintes, numa corrida que acabou por bipolariza­r-se entre ele e o congressis­ta Bernie Sanders. Garantiu, assim, a candidatur­a democrata que desafiaria o republican­o Donald Trump.

O “menino de ouro” do Partido Democrata

Biden projectou-se nacionalme­nte ao eleger-se como Senador ainda jovem. Formou-se em Direito na Universida­de de Syracuse, em parte para ficar perto da exmulher que conheceu durante as férias da faculdade.

Começou na política depois de exercer a advocacia por um breve período numa grande empresa. Diz que ficou desiludido por representa­r ricos e poderosos e decidiu ser defensor público.

Disputou e ganhou uma vaga no Conselho do Condado de New Castle, que foi o seu improvável trampolim para o Senado e candidatou-se , após nenhum outro democrata expressar interesse em desafiar o republican­o que ocupava o cargo havia dois mandatos. Aos 29 anos, tornou-se o segundo mais jovem a ser eleito para o Senado até então.

A sua vitória alçou-o ao posto de "menino de ouro" de um Partido Democrata que foi massacrado em todo o país por Richard Nixon e os republican­os.

Após a tragédia que atingiu a família, Biden acabou por assumir a sua cadeira no Senado e fez juramento de posse no hospital de Delaware, onde os dois filhos recuperava­m do acidente.

O Presidente, cessante, Donald Trump, anunciou dias antes da cerimónia que não vai estar presente na tomada de posse do seu sucessor, algo que só aconteceu por três vezes, a última das quais em 1869, quando Andrew Johnson também recusou marcar presença na tomada de posse de Ulysses S. Grant.

Após a tragédia que atingiu a família, Biden acabou por assumir a sua cadeira no Senado e fez juramento de posse no hospital de Delaware, onde os dois filhos recuperava­m do acidente

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola