Jornal de Angola

Minuto de silêncio

-

Os deputados renderam um minuto de silêncio em memória ao deputado Adérito Jaime Fernandes Kandambo, falecido por doença, na província do Bié, onde exercia as funções de secretário provincial da UNITA.

Os parlamenta­res aprovaram também a substituiç­ão do comissário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Cláudio Conceição da Silva, indicado pela UNITA, por Domingos Inácio Viena, sob a proposta do mesmo partido.

O último ponto da agenda da plenária de ontem foi a discussão e votação do Projecto de Resolução que aprovou a Perda de Mandato de Carlos Alberto, membro da entidade Reguladora da Comunicaçã­o Social Angolana, indicado pela UNITA.

De acordo com o relatório parecer que sustenta a decisão dos deputados, Carlos Alberto tinha 21 faltas, injustific­adas, de participaç­ão às reuniões da ERCA e que o seu comportame­nto era reiterado. Enquanto o processo de destituiçã­o se encontrava na Assembleia Nacional, Carlos Aberto demitiu-se da ERCA.

A próxima reunião plenária da Assembleia Nacional ficou agendada para depois de amanhã, dia 21 de Janeiro.

Numa nota de condolênci­as, o governador da província do Bié, Pereira Alfredo, manifestou "muita dor e consternaç­ão" pela morte de Adérito Kandambo. "Constitui uma perda irreparáve­l para a nossa província. O seu exemplo de patriotism­o ficará guardado para sempre", lê-se na mensagem de condolênci­as.

A Associação dos Naturais e Amigos do Bié (ANABIE) lamentou, igualmente, a morte do deputado do maior partido da oposição. Em comunicado, ANABIE lembra que o malogrado era seu membro e endereça os mais profundos sentimento­s de pesar à família enlutada.

Adérito Kandambo, natural do Cuito, província do Bié, é filho de Aleixo Kandambo e de Francisca Jaime, e nasceu a 30 de Setembro de 1967. Ingressou nas fileiras da UNITA em 1976. Foi secretário provincial da UNITA, deputado à Assembleia Nacional. Era licenciado em Pedagogia, tenente-coronel reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA) e membro do Comité Permanente e da Comissão Política da UNITA.

 ?? DR ?? Adérito Kandambo era deputado desde 2017
DR Adérito Kandambo era deputado desde 2017
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola