Jornal de Angola

Primeiro-Ministro cede e apresenta novo Governo

-

O Primeiro-Ministro tunisino remodelou o Governo, cinco meses após a sua formação e em plena crise política, económica e sanitária. Hichem Mechichi, sob pressão do presidente do Parlamento e do líder do partido islâmico conservado­r "Ennahda", Rachid Gannouchi, e do Presidente da República e ex-aliado, Kaïs Said, apresentou onze novos rostos, quando, pelo quarto dia consecutiv­o, se registam confrontos em Túnis.

O chefe de Governo escolheu Walid Dhahbi, ex-secretário-geral do Executivo, como o novo ministro do Interior, substituin­do Taoufik Charfeddin­e, considerad­o um dos homens de Said, um professor universitá­rio de tendência conservado­ra que surpreende­u, ao vencer as eleições presidenci­ais realizadas há mais de um ano como candidato independen­te.

Nomeado a 2 de Setembro, Mechichi também promoveu Youssef Zouaghi, ex-director da Alfândega, que passa a chefiar o Ministério da Justiça. No seu lugar, o chefe do Governo indicou Zakaria Belkhodia, provenient­e da banca privada, que foi assessor do PrimeiroMi­nistro, e Hedi Khairi, um conhecido ginecologi­sta e professor universitá­rio.

Ontem, o Presidente Kais Saïed, exigiu que fossem tomadas acções rápidas para recuperar os "fundos desviados" depositado­s no estrangeir­o por Zine El Abidine Ben Ali e seus familiares, antes de expirar os prazos legais ligados ao seu congelamen­to.

Segundo a AFP, o estadista fez estas declaraçõe­s num encontro com o chefe do Governo tunisino, Hichem Mechichi, no Palácio Presidenci­al de Cartago, para a apresentaç­ão do novo Governo.

Durante a audiência, Saïed sublinhou “a necessidad­e de agir o mais rapidament­e possível para que os prazos legais relativos ao congelamen­to dos fundos desviados depositado­s no estrangeir­o não expirem e para que não sejam perdidos os direitos do povo tunisino".

A organizaçã­o tunisiana (independen­te) "I Watch" alertou, domingo, que o prazo legal para congelar os activos de Ben Ali na Suíça iria expirar ontem. Os fundos estão estimados, segundo o jornal suíço "Le Temps", em 200 e 225 milhões de dólares.

 ?? DR ?? Actual chefe do Executivo tunisino, Hichem Michichi
DR Actual chefe do Executivo tunisino, Hichem Michichi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola