Jornal de Angola

Realizador de “Parasitas” preside a júri em Veneza

-

O realizador sul-coreano Bong Joon Ho vai presidir, em Setembro, ao júri do 78º Festival Internacio­nal de Cinema de Veneza, em Itália, anunciou, ontem, a organizaçã­o.

“Como presidente do júri e, mais importante, como um eterno cinéfilo, estou pronto para contemplar e aplaudir todos os óptimos filmes selecciona­dos para o festival”, disse o realizador de “Parasitas”, em comunicado.

O Festival de Cinema de Veneza decorre de 1 a 11 de Setembro e o júri, a que Bong Joon Ho vai presidir, vai atribuir vários prémios aos filmes da competição, entre os quais o Leão de Ouro.

O director do festival, Alberto Barbera, recordou que esta é a primeira vez que um realizador sulcoreano é nomeado para presidir ao júri. A decisão, destaca, demonstra que, agora, cineastas de todo o mundo podem considerar Veneza a “segunda casa”.

Bong Joon Ho, 51 anos, fez os primeiros filmes na década de 1990, contando na filmografi­a com produções como “Memories of murder” (2003), premiado em San Sebastian (Espanha), “The Host - A criatura” (2006), “Mother - Uma força única” (2009), ambos estreados em Cannes (França).

Em 2013 produziu o primeiro filme internacio­nal, com elenco ocidental, “Snowpierce­r - O expresso do Amanhã” (2013), seguindo-se “Okja” (2017), que causou polémica por ter estreado em Cannes e apenas na plataforma Netflix.

A consagraçã­o internacio­nal de Bong Joon Ho aconteceu com “Parasitas” (2019), uma comédia, tragédia sul-coreana, reflexão sobre os ricos e pobres, assim como a diferencia­ção social entre estes, cujo sucesso lhe garantiu, em 2020, obter vários prémios, entre os quais a Palma de Ouro em Cannes e fez história nos Óscares ao ser o primeiro filme estrangeir­o a vencer o prémio de melhor filme.

 ?? DR ?? Sul-coreano Bong Joon Ho produtor de “Parasitas”
DR Sul-coreano Bong Joon Ho produtor de “Parasitas”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola