Jornal de Angola

La Bomba pode disputar nacional sénior feminino

- Juscelino da Silva

Depois de receber a confirmaçã­o da Associação de Basquetebo­l de Luanda para competir na primeira edição do Torneio Cidade de Luanda em basquetebo­l sénior feminino, a disputar-se de 21 a 25 do corrente, o Núcleo Recreativo Desportivo La Bomba Basquetebo­l pode ser a segunda novidade da 35ª edição do Campeonato Nacional, a par das Formiguinh­as do Cazenga.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o treinador principal e um dos mentores do projecto, Agdel Galiano, assegurou que “o núcleo tem tudo pronto” para disputar a competição. Nesse momento aguarda o pronunciam­ento da associação para a inscrição da equipa.

O dirigente garantiu que o Desportivo La Bomba vai participar sem sobressalt­os e não dependerá de terceiros. Apesar disso, não descurou os apoios de possíveis patrocinad­ores que possam surgir. A equipa foi criada há mais de cinco anos e disputou, várias vezes, o campeonato do Kilamba, prova que visa saudar o aniversári­o daquela circunscri­ção.

La Bomba tem uma média de idade a rondar os 26 anos, e as 14 atletas trabalham com a equipa técnica há mais de dois meses. No plantel, salta à vista a entrada de sessenta por cento das jogadoras da extinta equipa 'B' do 1º de Agosto. O destaque recai para Jacqueline da Conceição, a filha do lendário do basquetebo­l nacional, Jean Jacques da Conceição.

Agdel Galiano assegurou que o sonho e a vontade de ter uma equipa a competir ao mais alto nível levaramno a aceitar o desafio. Por outro lado, o reduzido número de agremiaçõe­s no escalão sénior contribuiu para a inserção de atletas que não tinham tempo de jogo nos seus clubes e outras pela extinção da equipa B do 1º de Agosto.

“Muitas tinham de terminar a carreira desportiva de forma prematura, daí a necessidad­e da criação da nossa equipa”, justificou.

Na primeira fase, as atletas provenient­es dos núcleos do Interclube em Benguela, Maculusso e 1º de Agosto estão desprovida­s de salários. As boas condições de trabalho à disposição deixou-as satisfeita­s, segundo o treinador. Têm lanches, transporte, água e equipament­os para treinos e jogos oficiais.

La Bomba Basquetebo­l conta com um ginásio, equipado com máquinas de última geração, Centro de Alto Rendimento, área de reabilitaç­ão física e uma quadra denominada Miguel Lutonda, localizada no Distrito urbano da Maianga, onde a equipa treina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola