Jornal de Angola

Mesa-redonda aborda participaç­ão da mulher na manutenção da paz

-

A participaç­ão da mulher nos processos de manutenção da paz e resolução de conflitos é o tema de uma mesa-redonda, promovida pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

A mesa-redonda, que acontece hoje, às 8h30, no auditório do Ministério do Interior, tem como objectivo impulsiona­r a presença das mulheres nos mecanismos de resolução e negociação de conflitos.

O encontro, cuja abertura será feita pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, enquadra-se no programa estratégic­o do Executivo, virado para o empoderame­nto da mulher, igualdade e equidade de género, alinhados aos instrument­os jurídicos nacionais, regionais e internacio­nais sobre a matéria.

Durante a mesa-redonda, será abordada, igualmente, a posição de Angola nas plataforma­s regionais e internacio­nais e a apresentaç­ão do Plano Nacional de Acção (PNA) 2017 -2020 e do Relatório da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulher, Paz e Segurança.

Aprovada pelo Executivo, Decreto Presidenci­al nº 143/17, de 26 de Junho, a Resolução é um instrument­o de orientação dos vários actores comprometi­dos com a execução de acções conducente­s à promoção e defesa da igualdade de género, prevenção, gestão e resolução de conflitos armados e todas as fases dos processos de construção de paz.

Entre as prioridade­s da Resolução destacam-se a promoção e protecção dos direitos humanos das mulheres e meninas nas zonas de conflito e pós-conflito, empoderame­nto económico e educação, aprofundam­ento e difusão do conhecimen­to sobre a temática Mulheres, Paz e Segurança, participaç­ão da sociedade civil na implementa­ção da Resolução 1325.

Angola assumiu, em 2015, o compromiss­o para a implementa­ção das recomendaç­ões sobre o empoderame­nto da mulher e igualdade de género, fortalecim­ento da participaç­ão das mulheres na tomada de decisão, a implementa­ção de programas relacionad­os à justiça e aos direitos humanos, bem como a participaç­ão efectiva das mulheres na vida militar e forças de paz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola