Jornal de Angola

Ministro zimbabwean­o vítima de Covid-19

-

O ministro

dos Negócios Estrangeir­os do Zimbabwe, Sibusiso Busi Moyo, morreu ontem vítima de Covid-19, anunciou a Presidênci­a.

Sibusiso Busi Moyo, o militar que anunciou a tomada do país pelas Forças Armadas zimbabwean­as que levou à queda de Robert Mugabe, em 2017 morreu aos 61 anos num hospital da capital do país, Harare, confirmou o portavoz da Presidênci­a, George Charamba, numa declaração.

O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, confirmou a morte do ministro e partilhou uma mensagem de homenagem ao falecido veterano da luta do país pela Independên­cia.

"O Zimbabwe perdeu um funcionári­o público dedicado e um verdadeiro herói e eu perdi um amigo. Lutou toda a sua vida para que o Zimbabwe pudesse ser livre. Que descanse em paz", escreveu o Chefe de Estado, na rede social Twitter.

Moyo, um general do exército aposentado, ficou conhecido em finais de 2017 pelo seu papel na tomada do poder pelos militares que levou à demissão forçada do ex-Presidente Robert Mugabe, após quase quatro décadas no poder.

O homem que mais tarde se tornaria ministro dos Negócios Estrangeir­os foi encarregad­o de aparecer na televisão pública do Zimbabwe às primeiras horas da manhã de 15 Novembro de 2017 para anunciar, de uniforme, que os militares tinham tomado o controlo do país.

A operação levaria à demissão de Mugabe - obrigado pelas Forças Armadas e pela própria liderança do seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF) - uma semana mais tarde. Mugabe considerou sempre esta operação como um golpe de Estado.

Moyo é o segundo membro do executivo do Zimbabwe a morrer de Covid-19 em apenas alguns dias. Ellen Gwaradzimb­a, ministra para os Assuntos Provinciai­s de Manicaland - uma província do país a leste de Harare, na fronteira com Moçambique - morreu no passado dia 15 aos 60 anos de idade. O Zimbabwe, país que há vários anos enfrenta graves problemas económicos, confirmou até agora 28.675 casos de infecção com Covid-19 e um total de 825 mortes.

 ??  ?? Moyo é o segundo ministro do país vítima de Civid-19
Moyo é o segundo ministro do país vítima de Civid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola