Jornal de Angola

O estadista pediu União da Nação americana na investidur­a

-

de Joe Biden - o 46.º Presidente dos Estados Unidos - e o adeus a Donald Trump da Casa Branca foram os temas em destaque, ontem, em quase todo o mundo.

O momento foi visto como a hora da reviravolt­a no país e Joe Biden é encarado como o elemento que voltará a unir a Nação americana.

O actual Presidente tomou posse na capital Washington deserta, por causa da pandemia, da Covid-19 e invadida por 25 mil soldados, que garantiam a segurança da cerimónia.

A cerimónia de investidur­a contou com a presença da maioria dos membros do Congresso, juízes do Supremo Tribunal, os ex-Presidente­s Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, e respectiva­s mulheres, mas sem Donald Trump, que abandonou a Casa Branca no período da manhã de ontem, rumo à Florida onde a família vai fixar residência.

As cerimónias começaram num estrado montado na fachada oeste da sede do Congresso (Capitólio) , quando Leo O'Donovan, um padre jesuíta e ex-reitor da Universida­de de Georgetown, fez uma invocação religiosa.

Em seguida, Andrea Hall, a primeira mulher afro-americana a alcançar o posto de capitã no corpo de bombeiros de South Fulton, Geórgia, recitou o Juramento de Fidelidade.

Lady Gaga cantou o Hino Nacional e a poetisa Amanda Gorman leu os seus versos compostos para a ocasião.

Jennifer Lopez e o cantor country Garth Brooks fizeram as suas contribuiç­ões musicais, após o que Silvester Beaman, pastor da Igreja Episcopal Metodista Africana, dar uma bênção.

Quando o relógio marcava meio-dia,opresident­edoSupremo Tribunal, John Roberts, fez o juramento constituci­onal que Biden pronunciou com a mão sobre uma edição de 1893 da Bíblia, que a sua mulher segurava.

A cerimónia no Capitólio culminou com um discurso que o novo Presidente dirigiu à Nação, na grande avenida do Parque Central da cidade, o 'Mall of Washington', coberta de bandeiras norte-americanas e cercada por tropas.

Biden e a Primeira-Dama, Jill, juntamente com Harris e o marido, Doug Emhoff, passaram revista a uma formação militar com pelotões dos quatro ramos das Forças Armadas, em homenagem à transferên­cia pacífica do poder para um novo Comandante-em-Chefe, e deslocaram­se até ao Cemitério Nacional de Arlington, onde depositara­m uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconheci­do.

Os habitantes de Washington foram convidados a ficar em casa e a acompanhar virtualmen­te a cerimónia, para não correrem riscos sanitários, por causa da pandemia da Covid19 ou de segurança, lembrando, ainda, o ataque ao Capitólio, no passado dia 6.

Trump foi o primeiro Presidente desde Andrew Jackson, em 1869, a recusar comparecer ao juramento do seu sucessor.

A tradição diz que o Presidente cessante e a PrimeiraDa­ma dão as boas-vindas ao novo casal presidenci­al na manhã da cerimónia de investidur­a, antes de todos se deslocarem desde a Casa Branca até ao Capitólio.

O Governo cessante esteve representa­do pelo seu VicePresid­ente Mike Pence.

 ??  ?? A tomada de posse
A tomada de posse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola