Jornal de Angola

Gordo inicia treinos na próxima semana em Kazan

- Job Franco

O nadador angolano Salvador Gordo inicia, na próxima semana, os treinos de recuperaçã­o no Centro de Alto Rendimento de Kazan, na Rússia, depois de cumprir o período de quarentena imposto pelas autoridade­s sanitárias locais.

O atleta vai cumprir um estágio de sete meses, visando a participaç­ão nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, de 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano. Há oito dias em solo europeu, Gordo faz parte de um grupo de 15 atletas, de várias nacionalid­ades, selecciona­dos pela Federação Internacio­nal de Natação (FINA).

Salvador Gordo foi indicado pela Federação Angolana da modalidade (FAN), pelo facto de ser o único com os tempos mínimos exigidos pela FINA, obtidos ao longo do ciclo olímpico.

O nadador, especialis­ta nos 100 metros mariposa, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que o objectivo dos treinos é qualificar os nadadores, tendo em vista a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

“Fui o escolhido pela Federação Angolana de Natação. Sei que o país tem bons atletas que compõem a nova geração de nadadores. A minha expectativ­a passa por fazer uma boa prestação e atingir os objectivos. Prometo dar o melhor”, assegurou, acrescenta­ndo que representa ao mesmo tempo as cores do Sporting Clube de Portugal, Plymouth Leander (Inglaterra) e 1º de Agosto (Angola).

Em Dezembro do ano transacto, o atleta bateu o próprio recorde na categoria de júnior e absoluto, na prova dos 100 metros mariposa, obtendo a marca de 57 segundos e 11 décimos, durante o Open do Jamor, Portugal.

O nadador terminou na sétima posição da classifica­ção geral, num total de 10 concorrent­es. A marca anterior estava fixada em 57 segundos e 16 décimos, estabeleci­da a 2 de Agosto do ano passado.

Gordo consta da lista dos melhores nadadores da Selecção Nacional, que ascenderam aos seniores na presente época. Do leque de selecciona­dos para o estágio constam ainda cinco nadadores africanos, nomeadamen­te Eloi Maniragula e Isihaka Irankunda (Rwanda), Collisns Ebingha e Habibat Ogunbannwo (Nigéria) e Abeku Jacson (Ghana).

Foram igualmente convidados para a bolsa da FINA, Eva Baramachev­a e Dovor Petrovski (Macedónia), Franci Aleksi (Albânia), Arina Baikova (Letónia), Luis Torres e Lorena Mendoza (Cuba), Saldam Ramziyorzo­da (Tadjiquist­ão), Fahin Anwari (Afeganistã­o) e Bisma Khan (Paquistão).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola