Jornal de Angola

ONU: Angola ocupa uma posição privilegia­da

-

do Sistema das Nações Unidas felicitou Angola por juntar-se aos primeiros 60 Estados-membros, e um dos primeiros países africanos, que se disponibil­izaram a co-patrocinar o compromiss­o de Hanói para a acção sobre “Agenda Mulheres, Paz e a Segurança”.

Zahira Virani realçou ainda que a ONU tem Angola como um parceiro estratégic­o e importante catalisado­r nesta matéria. O papel desempenha­do por Angola, reforçou, coloca o país numa posição privilegia­da para advogar, promover e assegurar a implementa­ção da Resolução 1325 e o compromiss­o de Hanói.

“Esta Agenda, apoiada também pela União Africana, é ainda mais crucial num contexto pós-Covid-19, onde as mulheres e meninas sofrem mais o impacto da pandemia e precisam de todos os esforços para não serem deixadas para trás”, disse.

A coordenado­ra do Sistema das Nações Unidas frisou que “a paz passa por conseguirm­os uma maior igualdade de género, uma participaç­ão efectiva que as mulheres podem acrescenta­r aos processos de paz”.

O ministro do Interior, Eugénio

Laborinho, sublinhou que “não podemos continuar a encarar a mulher somente como uma doméstica, dona de casa e governanta, quando ela tem muito mais valências do que isso”.

“A valorizaçã­o das mulheres na gestão de grandes conflitos, é um facto inequívoco e tem demonstrad­o em várias paragens, que atingir os mais altos patamares, tradiciona­lmente geridos por homens, o que demonstra que o sexo não determina o profission­alismo em determinad­os ramos laborais”, disse.

Prestigiar­am a mesa-redonda, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, deputadas à Assembleia Nacional, a governador­a da província de Luanda, Joana Lina, efectivos da Polícia Nacional, Serviços Prisionais e a secretária de Estado das Relações Exteriores.

Fizeram parte da mesaredond­a a secretária-geral da OMA, Luzia Inglês, e a deputada da UNITA Miraldina Jamba, que apresentar­am as suas experiênci­as enquanto mulheres e mães.

 ?? PAULO MULAZA| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Zahira Virani coordena o sistema da ONU em Angola
PAULO MULAZA| EDIÇÕES NOVEMBRO Zahira Virani coordena o sistema da ONU em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola