Jornal de Angola

Qualidade do trabalho

-

O director municipal do Ambiente e Saneamento Básico do Lubango, Venâncio Ukuahamba, explicou que a recolha de resíduos sólidos “porta a porta”, que ocorre em todos os bairros da sede provincial da Huíla, é feita em cadeia, e inclui, também, camiões compactado­res e tractores.

“Temos encontrado algumas barreiras, por parte de alguns moradores, que não querem pagar a taxa do lixo, porque alegam que a mesma já está indexada na factura da água. Isso é algo completame­nte diferente, na medida em que o aludido valor resulta do facto de que o cidadão, por norma, produz lixo”, aclarou.

Venâncio Ukuahamba disse que o serviço de recolha “porta a porta” não é de carácter obrigatóri­o. Avançou que a administra­ção municipal funciona, actualment­e, com cinco camiões compactado­res, e cada um dos veículos tem uma rota com 10 a 12 pontos de recolha de lixo.

Assegurou que a Administra­ção Municipal do Lubango faz apenas a monitoriza­ção do processo de recolha, estando isenta das cobranças resultante­s desse trabalho. “A maior parte dos contentore­s foi removido no âmbito dessa nova estratégia. A recolha é interrompi­da aos finsde-semana, período em que as famílias produzem mais lixo”, disse.

Aterro sanitário

No âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), a Administra­ção Municipal do Lubango aplica mais de 370 milhões de kwanzas na reabilitaç­ão e ampliação do aterro sanitário do Luyovo, numa acção que inclui a criação de uma nova célula de concentrad­o de lixo.

A acção, segundo Venâncio Ukuahamba, permite renovar a capacidade de acondicion­amento dos resíduos sólidos. “Este ano, o saneamento básico e a gestão dos resíduos sólidos vão continuar a merecer a devida atenção da Administra­ção Municipal do Lubango, garantiu o administra­dor Armando Vieira, que apesar de reconhecer que em vários momentos as condições materiais e salariais não estiveram à altura, “mesmo assim, houve dedicação e empenho de todos”.

“Não obstante aos constrangi­mentos, pretendemo­s aprimorar os métodos de limpeza e recolha do lixo, de formas a continuarm­os a manter a cidade mais limpa que nos anos anteriores”, afirmou.

Lubango conta com uma população estimada em mais de 900 mil habitantes e uma área territoria­l de 3.147 quilómetro­s quadrados.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO – HUÍLA ?? Com a iniciativa, mais de 250 pessoas conseguira­m emprego
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO – HUÍLA Com a iniciativa, mais de 250 pessoas conseguira­m emprego
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola