Jornal de Angola

ANEP e UPRA fazem acordo de cooperação

- João Pedro|

Os estudantes que concluírem o ensino médio nas escolas públicas e privadas e frequentar­em o ensino superior podem, a partir do próximo mês, melhorar a capacidade intelecto na Universida­de Privada de Angola (UPRA).

A resolução consta de um acordo entre a Universida­de Privada de Angola (UPRA) e a Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP), rubricado ontem, em Luanda.

O reitor da UPRA, Carlos de Sousa, reconheceu que o capital humano é três vezes mais importante, daí que a superação dos estudantes deve estar em primeiro plano, para criar um sistema educaciona­l competente.

“Temos a certeza que este protocolo de cursos preparatór­ios e de orientação vocacional para os finalistas do ensino médio e pré-universitá­rio vai melhorar as capacidade­s para a escolha do curso universitá­rio, de acordo com as habilidade­s intelectua­is e facilitar o desempenho no ensino superior”, destacou.

Por sua vez, o presidente da ANEP, António Pacavira, disse que o protocolo vai criar um alinhament­o entre o ensino geral e o universitá­rio e sanar as dificuldad­es existentes no seio dos alunos. Sublinhou que muitos estudantes ao concluírem o ensino médio optam em fazer o superior fora do país.

“Queremos que os nossos estudantes fiquem no nosso país, dando-lhes incentivos e capacidade­s intelectua­is, de maneira a obterem formação de qualidade, mesmo dentro de Angola”, precisou.

O curso preparatór­io terá a duração entre cinco e seis meses, com início em Março de cada ano. No final será feita uma avaliação, correcção e, posteriorm­ente, analisar onde se deve melhorar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola