Jornal de Angola

Presidente da Guiné-Bissau “quase morreu” da doença

-

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, revelou que esteve infectado pelo novo coronavíru­s e que "quase morreu" da doença, que o deixou com sequelas, embora esteja neste momento de "boa saúde".

Umaro Sissoco Embaló fez a revelação ao chegar ao Aeroporto Internacio­nal Osvaldo Vieira, de Bissau, vindo de Dakar, no Senegal, para onde se tinha deslocado para controlo médico.

"Há um ano, passei o coronavíru­s, que é uma doença que não se deve esconder, é normal”, afirmou o Chefe de Estado, acrescenta­ndo que sofreu um acidente vascular “pulmonar”. “Foi uma coisa muito séria, podia ter morrido, ainda há sequelas, mas não há nada de inquietant­e, pois tudo está normal comigo", observou Sissoco Embaló.

O Presidente guineense afirmou que desde aquela altura que se tem deslocado ao estrangeir­o para controlo de rotina, o que fazia em França, mas ultimament­e decidiu passar a fazer no Senegal.

Foi a primeira vez que Umaro Sissoco Embaló abordou, perante a comunicaçã­o social, o facto de ter estado infectado pelo novo coronavíru­s, ainda que regulament­e apareça em campanhas de sensibiliz­ação, através da Televisão da GuinéBissa­u, a exortar a população sobre as formas de evitar o contágio da doença.

A Guiné-Bissau registou um total acumulado de 2.869 casos, incluindo 46 vítimas mortais devido à Covid-19. Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o Governo guineense decidiu decretar o Estado de Calamidade até 23 de Fevereiro, encerrar os estabeleci­mentos escolares até à mesma data e cancelar as celebraçõe­s do Carnaval.

 ?? DR ?? Presidente da Guiné-Bissau
DR Presidente da Guiné-Bissau

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola