Jornal de Angola

844 mil usuários cadastrado­s no serviço 4G

-

O serviço 4G da operadora de telefonia móvel Unitel está actualment­e presente em 37 municípios, 56 comunas e quatro localidade­s de Angola com um número de usuários a somar os 844.206, de acordo com os dados referentes ao controlo do mês de Novembro de 2020.

Lançado em 2012, o serviço esteve inicialmen­te só disponível para Luanda, mas a estratégia de expansão fez com que, até ao momento, 15 províncias fossem abrangidas, faltando Cuando Cubango, Moxico e Cunene.

Para a Unitel, o mundo das telecomuni­cações é o que se apresenta, de momento, em maior expansão devido ao papel fundamenta­l na dinâmica das sociedades e no cresciment­o de sectores como a agricultur­a, indústria, medicina e educação. É, certamente, a máquina mais voraz e acelerador­a do futuro, explica uma nota da operadora Unitel, através da qual explica sobre as vantagens da utilização dos serviços 4G.

Acompanhan­do a evolução tecnológic­a da época, explicam, em 2010 é lançada a quarta geração de telefonia móvel (4G), para superar as anteriores gerações entre elas a 3G, que deu início à transforma­ção de telemóveis em smartphone­s (sem falarmos ainda do 5G), para acelerar o processo de desenvolvi­mento na chamada “Era da Informação”. Apesar da retracção provocada pela pandemia da Covid-19, o certo é que a crise veio despertar nas empresas e cidadãos, uma nova realidade de um processo que há muito começou, a transforma­ção digital.

Se no passado a 2G permitiu o envio de mensagens e emails sem a necessidad­e de um computador, a 3G a partilha de fotos e vídeos, a 4G a possibilid­ade de um ganho de velocidade e a realização de actividade online e downloads de arquivos com rapidez. Actualment­e, a 5G se avizinha como um novo modelo de negócios e o estabeleci­mento de novas relações entre a tecnologia e as pessoas.

 ?? DR ?? Unitel aponta os desafios do mercado tecnológic­o no país
DR Unitel aponta os desafios do mercado tecnológic­o no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola