Jornal de Angola

Dez anos após a revolução a Líbia continua num caos

-

Dez anos depois do início da revolução que derrubou Muammar Kadhafi, data assinalada ontem, a Líbia ainda não conseguiu sair do caos e os líbios, exaustos, continuam privados dos imensos recursos energético­s do país, conforme é referido um trabalho da Efe.

O movimento de revolta conhecido como Primavera Árabe tinha partido da vizinha Tunísia, em Janeiro, e inflamou a região do Norte de África e do Médio Oriente.

Após anos de impasse no país dividido em dois campos, foram conseguido­s progressos políticos“tangíveis”nosúltimos meses, segundo o Secretário­Geral da ONU. Acordou-se um cessar-fogo, registou-se uma recuperaçã­o na produção de petróleoef­oidesignad­oumPrimeir­o-Ministro interino, Abdel HamidDbeib­ah,paraassegu­rar a transição até às eleições marcadas para Dezembro.

Mas os desafios são colossais depois de 42 anos do anterior regime e de uma década de violência, que se seguiu à intervençã­o internacio­nal com cobertura da OTAN desencadea­da em Março de 2011 e concluída em Outubro do mesmo ano com a morte de Kadhafi.

Hoje, a Líbia continua minada pelas lutas de poder, a força das milícias, a presença dos mercenário­s estrangeir­os, assim como a corrupção. As infra-estruturas foram arrasadas e os serviços falham.

Na anarquia, o país tornou-se a placa giratória do tráfico de pessoas no continente. Dezenas de milhares de migrantes vindos da África Subsaarian­a em busca do “El Dorado” europeu são vítimas dos traficante­s, muitos morrem a tentar atravessar o Mediterrân­eo. Por outro lado, existem dezenas de milhares de deslocados e numerosos exilados que regressara­m em 2011 para participar na construção democrátic­a do país voltaram a partir.

O país com as maiores reservas de petróleo de África tem a economia em “depressão” depois de uma década de conflito. Em Dezembro a produção atingiu os 1,2 milhões de barris/dia, quando há 10 anos era de 1,5 a 1,6 milhões de barris diariament­e.

 ?? DR ?? Depois de décadas de conflito, a Líbia tem um novo PM
DR Depois de décadas de conflito, a Líbia tem um novo PM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola