Jornal de Angola

Evaristo Carvalho aprova um novo pacote eleitoral

-

O Presidente são-tomense aprovou, ontem, a nova lei eleitoral, diploma que tinha vetado numa versão anterior, segundo uma nota oficial a que a Lusa teve acesso. A nota, assinada pelo secretário-geral da Presidênci­a da República, Alberto Chong, indica que Evaristo Carvalho promulgou o pacote eleitoral, que inclui a Lei Eleitoral, Lei do Direito de Sufrágio e do Recenseame­nto Eleitoral, Lei das Autarquias Locais, Lei Orgânica do Gabinete Técnico Eleitoral e a Lei dos Partidos Políticos.

O Parlamento são-tomense aprovou, a 5 de Fevereiro, com 29 votos a favor, 24 contra e duas abstenções, duas emendas da nova Lei Eleitoral, depois do veto político inicial do Presidente da República, indicou fonte parlamenta­r. A Coligação PCD-MDFM-UDD, proponente do pacote eleitoral, decidiu retirar os dois artigos que alegadamen­te Evaristo Carvalho contestou. A proposta de supressão de residência permanente para candidatos às eleições presidenci­ais e a reintroduç­ão do artigo que permite a grupos de cidadãos eleitores concorrer as legislativ­as foram aprovadas com 29 votos a favor: 23 do MLSTPPSD, cinco da coligação PCDMDFM-UDD e um do deputado do ADI, Levi Nazaré. Houve 24 votos contra do grupo parlamenta­r do ADI e duas abstenções do MCI.

Evaristo Carvalho vetou, inicialmen­te, os seis diplomas, aprovados pelo Parlamento num só pacote, alegando que não podia dar “o seu aval”, designadam­ente no que respeita aos “limites” que estas leis impunham ao “exercício de direitos civis e políticos de forma livre”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola